Descubra mais de 15 alimentos que não devem ser armazenados na geladeira

Confira lista de alimentos que você provavelmente guarda na geladeira, mas, na verdade, não deveria. Além disso, aprenda algumas receitas com eles

Foto: FreePik
Desvende quais são os alimentos que, na verdade, não devem ser armazenados no refrigerador; confira lista


Existem muitos mitos quando se diz respeito a alimentos que podem ou não ser refrigerados . Da mesma forma, há diversos alimentos que nós armazenamos na geladeira desde sempre, mas, na verdade, o ambiente gelado não é a melhor opção para eles. E os motivos variam: seja por eles perderem suas capacidades nutritivas , pela perda do  sabor original ou por, simplesmente, não ter necessidade.

O site Food Network preparou uma lista de alimentos  comuns do dia a dia que não precisam ou não podem ficar na geladeira. De quebra, veja receitas deliciosas com eles como um bônus especial sobre como aproveitá-los antes que eles fiquem maduros demais ou não estejam mais frescos. Experimente!

1) Melancia e Melão                         

Matenha todos os tipos de melão e também melancia na despensa para um sabor melhor. Uma pesquisa do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) observou  que mantê-los em temperatura ambiente pode até manter as propriedades antioxidantes mais intactas. Uma vez que elas forem cortadas, guarde-as na geladeira por no máximo três ou quatro dias.

Receita: Filé de melancia grelhado com mel

2) Batatas

Temperaturas muito baixas vão acabar com o amido presente nas batatas, deixando elas com um gosto  e com aspecto áspero. Ambientes frescos, escuros e secos são os melhores amigos das batatas.

Receita: Batatas assadas com creme de queijo e azeitonas

3) Mel

O mel pode ficar granulado em temperaturas muito frias. A temperatura ambiente é a ideal para manter esse adocicador natural delicioso.

Receita: Pão de mel no copinho

4) Café

A umidade na geladeira pode causar um acúmulo de água, o que não é bom para o sabor dos grãos do café preto.  O melhor é armazená-lo em um pote fechado.

Receita: Creme de café com chocolate

5) Tomate

A frieza do refrigerador vai deixar seu tomate sem brilho e seco. Armazene na despensa, e aqueles que ainda estão verdes podem ficar em lugares mais arejados. Se eles começarem a ficar maduros demais, é a hora de mandar ver em uma geleia ou molho de tomate.

Receita: Fritada de tomate

6) Cebola

Cebolas que ainda não foram cortadas ficam mais do que felizes fora da geladeira. A umidade do refrigerador as deixa murchas e emboloradas. Evite luz solar direta e, uma vez que você comece a usá-las, ponha em um saquinho do tipo zip e guarde na geladeira.

Receita: Quiche de cebola caramelada

7) Alho

Preserve o sabor poderoso do alho armazenando-o em um ambiente seco, fresco e ventilado. Uma vez que a cabeça tenha sido retirada, use os dentes do alho em um período de até 10 dias.

Receita: Pão de alho 

8) Molho de pimenta

Não tem porque guardar esse tipo de molho na geladeira. Ele já tem vinagre o suficiente para prevenir o crescimento de bactérias, além de que a ardência das pimentas é maior quando mantidas em temperatura ambiente.

Receita: Atum grelhado com molho de cítrico e pimenta

9) Creme de avelã

Esse delicioso alimento é super durável fora da geladeira. O sabor distinto do chocolate é mais intenso ainda quando não está gelado.

Receita: Bolo de iogurte com nutella (creme de avelã)

10) Pão

Pode até manter o mofo longe, mas a geladeira vai fazer com que seu pão fique seco. Mantenha os pães na despensa. Se você tiver mais do que vai consumir, armazene-os no frízer e descongele quando precisar.

Receita: Pão de especiarias

11) Castanhas, nozes e outros

É verdade que as temperaturas frias não deixam o óleo natural desses alimentos ficar azedo, mas o ambiente muito gelado também pode acabar com o sabor dos alimentos oleaginosos. Além disso, eles podem absorver o cheiro de outros alimentos que também estão na geladeira. Dê preferência para armazená-los em potes fechados.

Receita: Pratos com castanhas

12) Maçãs

Maçãs fresquinhas vão se dar bem e ficar bonitas na sua dispensa.   Se elas não forem consumidas em uma ou duas semanas, faça elas durarem mais pondo-as no congelador.

Receita: Maça flambada com rum e sorvete de café

13) Abacate

A cremosidade dessa fruta é melhor aproveitada quando ela é armazenada em temperatura ambiente. Se você tem muitas delas maduras e ninguém planeja usá-las, elas podem ser guardadas no congelador para durarem alguns dias extras.

Receita: Salada de camarões com abacate

14) Frutas com caroço grande

Deixe os pêssegos, damascos e ameixas ficarem em temperatura ambiente. Se você não puder devorá-las muito rapidamente, as mantenha armazenadas num gaveta separada da geladeira por alguns dias.

Receita: Lombo de porco recheado com ameixas e damasco

15) Frutas vermelhas

Frutas vermelhas fresquinhas têm um sabor maravilhoso se forem mantidas foram da geladeira. Para mantê-las boas para comer à médio-prazo, basta armazená-las no congelador. Para evitar bolor, enxague-as antes de comer. 

Receita: Fondue de frutas vermelhas

Agora não restam dúvidas se você deve ou não guardar esses alimentos na geladeira. Experimente as receitas deliciosas para usá-los da forma mais gostosa possível.