A maionese tem o poder de incrementar variados pratos e fazer a diferença no cardápio, mas fazer maionese caseira não é uma tarefa muito simples. A receita exige muitos cuidados, principalmente com o armazenamento do produto, e nós estamos aqui para te ajudar a não errar no preparo.
Leia também: 6 receitas de cheesecake para se deliciar
O iG Receitas conversou com especialistas para apresentar dicas de como acertar a receita de maionese caseira sem sofrimentos. Segundo a chef Nana Oliveira, fazer uma maionese saborosa e no ponto ideal exige boas escolhas dos ingredientes.
Tem que ter um toque de acidez, que vai ser proporcionado pelo limão ou vinagre. Também é necessário usar óleo de boa qualidade e, claro, colocar o sal na lista de especiarias imprescindíveis.
As dicas integram uma série do iG Receitas que vai ao ar todas as quintas-feiras com o objetivo de ajudar a preparar pratos comuns no dia a dia. Confira o que já ensinamos:
- Veja como fazer arroz
- Veja como fazer macarrão
- Veja como fazer feijão
- Veja como fazer molho branco
- Veja como fazer bife
- Veja como fazer ovo
O passo a passo da maionese caseira
A maionese pode ser feita com leite ou ovos, conforme explica Nana Oliveira. Na receita, a chef utiliza 400 ml de leite, que podem ser substituídos por seis ovos. Além disso, são necessários 30 gramas de cebola, suco de um limão, 10 ml de vinagre, sal a gosto, óleo e 80 gramas de mostarda.
- Ingredientes aos poucos
Um momento crucial para definir se o prato vai dar certo ou não é na hora de bater os ingredientes no liquidificador. Nessa etapa é fundamental ter cuidado e atenção para você não escorregar na receita.
Colocar os produtos no liquidificador aos poucos, enquanto ele ainda está batendo, é uma boa alternativa. "É uma atitude simples que pode fazer a diferença no resultado final do preparo", conta Nana.
Leia também: No forno, na frigideira ou na salada! 7 receitas com batata para se deliciar
"Bata o leite com a cebola no liquidificador até dissolver bem, acrescente o óleo aos poucos e coloque a mostarda e o vinagre", recomenda ela. Depois, a chef sugere colocar mais um pouco de óleo e o limão. Após isso, deposite mais óleo "até dar ponto de creme" e, por último, acrescente o sal.
Você viu?
O passo a passo é o mesmo caso os ovos sejam usados no lugar do leite, mas tome cuidado com a quantidade de óleo. "Pode ser que precise de menos ou mais óleo para dar ponto de creme", diz.
- Também dá para usar somente as gemas
Outra opção é fazer apenas com as gemas dos ovos, conforme explica o chef Alex Sotero, ex-participante do programa "Top Chef", da Record TV . Nesta receita, são necessários 60 gramas de gemas, 15 gramas de mostarda, 20 ml de suco de limão, 400 gramas de óleo de canola e sal.
Uma particularidade do chef é deixar o óleo na geladeira por 12 horas. Quando levar ao liquidificador, bata as gemas e a mostarda e acrescente o óleo fio a fio enquanto os demais ingredientes batem. Depois, basta ajustar o sal.
A textura correta
Ao parar o liquidificador, deve-se observar se a maionese ficou com uma textura espessa, semelhante a um creme. Esse é o ponto ideal do prato. "Para fazer isso, com uma colher, puxe de cima para baixo e veja se ela está adequada", aconselha Nana.
- E se ficar líquida?
Quanto mais óleo é utilizado, mais espessa a maionese fica. Se acontecer da textura estar muito líquida, uma alternativa é tirar do liquidificador e colocar na geladeira por alguns minutos para depois, então, bater novamente.
Cuidado com a validade
O armazenamento da maionese caseira exige muita atenção, e o prazo de validade é de, no máximo, dois dias após o preparo. Nana Oliveira instrui que o produto também deve ser mantido fechado e em temperatura de até 6°C.
Caso a maionese seja consumida fora do prazo de validade , há riscos de contrair intoxicação alimentar e salmonelose, infecção causada pelo consumo de água ou alimentos contaminados.
Maionese é versátil
Leia também: Praticidade na cozinha: 3 receitas de torta de liquidificador
A maionese caseira combina com qualquer alimento crocante, além de ser uma deliciosa aliada do hambúrguer e das batatas. "Ela pode acompanhar vários pratos diferentes. Eu tenho receitas, por exemplo, de maionese com bacon e com wasabi (a raiz forte da comida japonesa)", declara Nana Oliveira. Agora que você já sabe como não errar na receita, é só colocar as dicas em prática e saborear os pratos.