O feijão integra a lista de alimentos mais comuns no cotidiano dos brasileiros, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto ao modo de preparo do alimento. Alguns truques e dicas de como fazer feijão vão te surpreender e ajudar a não errar na receita.

Ainda tem dúvidas sobre como não errar no feijão? Confira as dicas e coloque as receitas em prática para aprender
shutterstock
Ainda tem dúvidas sobre como não errar no feijão? Confira as dicas e coloque as receitas em prática para aprender


As dicas de como fazer feijão fazem parte de uma série do iG Receitas , publicada todas as quintas-feiras. A ideia é ajudar quem ainda está se familiarizano com a cozinha e não errar em pratos simples da nossa culinária. 

O chef Mauro Sousa, do Sheraton Porto Alegre, diz que um dos segredos para não errar no feijão é sempre escolher um produto de qualidade. Além disso, ele recomenda o uso da panela normal, não a de pressão , para o cozimento. Segundo Sousa, dessa forma é mais fácil acompanhar o processo até o alimento chegar no ponto ideal. Veja mais dicas: 

Como fazer feijão sem errar

1. Não salgue o feijão

O chef explica que, no Brasil, é comum ter o hábito de colocar carnes na preparação do feijão, mesmo sem ser feijoada, e que isso pode deixar a comida muito salgada. “A dica é lembrar de dessalgar essas carnes, deixando-as de molho na água”, diz. (veja mais na dica 4)

Você viu?

2. Deixe de molho antes de cozinhar

Ao separar os grãos do feijão, alguns que não estão muito bons podem escapar. Quando ele fica de molho, conta Sousa, os grãos “piores” costumam subir, o que facilita a seleção. “Além disso, [deixar de molho] ajuda no cozimento. Porém, o ideal é deixar apenas 2h ou 3h de molho, nunca de um dia para o outro, pois pode amolecer demais os grãos”, declara ele.

3. Panela de pressão x panela comum

Embora não recomende o uso da panela de pressão , o chef entende que para quem não tem tempo essa é a melhor alternativa. Por isso, ele recomenda que, após deixar o feijão de molho por 2 ou 3 horas, colocar na panela de pressão apenas o alimento e a água e deixar cozinhando por 20 minutos.

Veja como preparar feijão sem panela de pressão

4. Como dar gosto no feijão

A maneira clássica é fazer, em uma panela separada, um refogado de alho e cebola, acrescentar um pouco do feijão e deixar fever. Depois disso, volte esse conteúdo para a panela do feijão, acerte o sal e continue cozinhando, até o caldo engrossar. 

O chef sugere uma forma de incrementar a receita. Enquanto os grãos estão cozinhando, Sousa indica caprichar nos temperos e acompanhamentos: “Faça um refogado com uma carne (bacon, linguiça, paio, por exemplo), alho, cebola, folha de louro, cebolinha e, assim que der o tempo do feijão, acrescente essa mistura na panela e continue cozinhando para engrossar o caldo e acertar os temperos”.

5. Queimou, e agora?

Se alguém ainda está aprendendo  como fazer feijão  e deixou queimar, Sousa diz que o único jeito é começar tudo de novo. “Para evitar que isso aconteça, tem que ficar acompanhando de perto o cozimento e cobrir todo o feijão com água”, finaliza.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!