A panela de pressão é uma verdadeira divisora de opiniões na cozinha. Muitas pessoas não vivem sem ela. Por outro lado, há quem tenha até medo de utilizá-la
. Mas apesar de ser muito útil, não é um item imprescindível.
Leia também: Não precisa ter medo! 7 dicas para cozinhar em segurança com a panela de pressão
Segundo o personal chef Mathias Marcondes, a panela de pressão não é essencial: "Ela apenas acelera o cozimento dos alimentos por permitir temperaturas mais elevadas da água", explica.
O chef completa: "Então, basta cozinhar os alimentos por mais tempo. Uma dica para acelerar esse processo no feijão e outros grãos é deixá-los de molho por 12 a 24h antes do cozimento, e caso falte água, esquentar em uma panela separada ao invés de adicionar água gelada".
Marcondes também traz à tona outra dica para o cozimento: pegar alimentos chatos de cozinhar sem a panela e se programar para fazê-los poucas vezes e com volume. "O feijão, por exemplo, pode ser feito e congelado em porções para cada refeição, caso more sozinho um bom sistema é congelar o feijão em forminhas de gelo".
Leia também: 5 receitas de Carol Fiorentino para fazer na panela de pressão
Aprenda receitas tradicionais sem panela de pressão
Além das dicas, o chef Mathias Marcondes também trouxe três receitas para fazer sem esse utensílio: feijão, grão-de-bico e canjica branca.
Feijão
O feijão sem panela de pressão demora um pouco mais para ficar pronto, mas depois de ter o grão cozido, o processo para temperar o prato é bem parecido aquele feito para o feijão na panela de pressão.
Grão-de-bico
Outro item que muita gente na pressão é o grão de bico, mas ele também pode ser cozido na panela tradicional. Assim como o feijão, o preparo é mais demorado - cerca de 1h30 - mas o sabor compensa.
Canjica
Esse doce também pode ser feito na panela tradicional, basta lembrar das dicas do chef: deixar o grão de molho antes do preparo e já ter água quente à mão caso precise completar a água do cozimento.
Leia também: Como fazer arroz? 4 dicas para você nunca mais errar