Seja no almoço ou no jantar, é fato que o arroz é um dos ingredientes básicos do prato do brasileiro. No entanto, apesar de simples, muita gente ainda tem dúvida sobre como fazer arroz. Principalmente sobre qual o ponto e a quantidade de água, já que um errinho pode comprometer a receita e empapar ou queimar o prato.

Leia também: Camarão, alho-poró e mais! Aprenda a fazer sete receitas de risoto

O segredo de como fazer arroz soltinho e sem empapar está na quantidade de água e no tempo de refogar
shutterstock
O segredo de como fazer arroz soltinho e sem empapar está na quantidade de água e no tempo de refogar

Para ajudar quem está começando na cozinha, o iG Receitas vai publicar toda quinta-feira dicas práticas para você não errar mais na hora de fazer pratos simples. Para começar, você vai aprender como fazer arroz , mas a série vai falar também sobre feijão, macarrão e vários outros alimentos que fazem parte do seu dia a dia.

Como fazer arroz?

Listamos duas receitas simples de arroz branco e arroz integral . Abaixo, algumas dicas de como não errar na hora de preparar o prato.

Arroz branco básico

Arroz integral básico

Leia também: 7 receitas com ovo para inovar na cozinha

Dicas para não errar na receita

1. Refogue bem

De acordo com o chef Léo Duarte, do canal Descobrindo a Cozinha, o primeiro segredo para conseguir um arroz soltinho e sem empapar é refogar ele bem, até todos os grãos ficarem branquinhos antes de colocar a água. “O calor ajuda a 'anular' parte das propriedades do amido que estão dentro do grão e se soltam na água do cozimento”, explica.

Você viu?

2. Atente-se para a quantidade de água

O chef revela que outro segredo está na medida de água. “A lenda diz que a medida padrão é uma de arroz para duas de água, mas imagine cozinhar três ou quatro xícaras de arroz cru? Vai precisar de uma panela gigante para colocar seis ou oito xícaras de água!”, fala.

No entanto, essa regra vale apenas quando se vai cozinhar uma xícara de arroz. Se esse for o caso, o ideal é colocar duas de água. “Na verdade, a regra é sempre colocar uma xícara de água a mais da quantidade de xícaras de arroz. Portanto, se fizer duas xícaras de arroz cru, coloque três xícaras de água e assim por diante. Não tem erro e o arroz nunca irá empapar!”.

Como o arroz integral precisa de mais tempo de cozimento, é necessário colocar mais água. Segundo Léo, geralmente, a medida padrão de água é de uma xícara mais ½ quando se faz uma, duas ou três xícaras de arroz integral. A partir da quarta xícara, coloca-se duas a mais de água.

Leia também: Beterraba, tomate, cenoura e mais: 9 receitas de sopa para você

3. Espere a água evaporar completamente

Para saber o ponto certo do cozimento do arroz, seja branco ou integral, a dica é esperar o excesso de água que cobre os grãos evaporar completamente. “Use uma colher e afaste os grãos até conseguir ver o fundo da panela. Quando não houver mais água no fundo, é hora de desligar o fogo”, orienta.

4. Queimou? Use uma fatia de pão para amenizar o cheiro

“Se passar muito do ponto e o arroz grudar até ficar com cheiro de queimado, experimente colocar uma fatia de pão de forma por cima do arroz e esperar alguns minutos. O pão absorve o excesso de odor de queimado, então sirva somente o arroz que não grudou no fundo da panela”, completa o chef sobre como fazer arroz .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!