A panela de pressão é um dos itens mais controversos e intimidadores da cozinha. Muita gente costuma ter medo de utilizá-la, e há ainda quem não consiga sequer ficar no cômodo enquanto o utensílio está cozinhando algum alimento.
Leia também: 5 receitas para fazer na panela de pressão e não ter trabalho
Entretanto, segundo o personal chef Mathias Marcondes, não é necessário temer a panela de pressão : "Basta saber os cuidados necessários tanto de manutenção da panela como do preparo dos alimentos", afirma. O chef ainda completa: "Caso siga as normas, o risco de acidentes é mínimo, não tem que ter medo algum".
Com isso em mente, o chef traz à tona sete dicas para a utilização do item em questão para que o cozimento seja feito em segurança, sem medo e sem preocupações.
7 dicas para usar a panela de pressão sem riscos
1. Quantidade correta de líquidos
A primeira dica de Marcondes para a utilização dessa panela seja feita com toda a segurança e para que alcance o efeito desejado ao alimento é "nunca encher mais de 2/3 da panela com os líquidos, nem colocar alimentos secos".
2. Válvulas sempre limpas
"Também é importante verificar se as válvulas não estão entupidas, pois se estiverem, a pressão não terá por onde escapar, gerando um possível acidente".
3. Tampa em ordem
Outra dica que o personal chef lista que o cozimento com essa panela seja feito em segurança é "checar que a tampa não esteja deformada por batidas".
Leia também: Gosta de cozinhar? Saiba 8 tipos de facas que você deve ter na cozinha
4. Atenção à pressão
"Caso esteja cozinhando e notar que a pressão parou de escapar pela válvula, desligue o fogo imediatamente e se afaste enquanto a panela esfria", afirma o chef.
5. Não force a tampa
Mathias Marcondes alerta: "A panela não abre enquanto não tiver liberado a pressão, então basta esperar ela esfriar e nunca tentar forçar a tampa". Além disso, o chef complementa: "Caso esteja com pressa, basta colocar a panela embaixo de uma pia com água corrente por alguns minutos que o processo se torna mais rápido".
6. Cuidado com o excesso de pressão
Segundo o chef, "alimentos que soltam muita espuma podem entupir a válvula e devem ser evitados, pois aumentam a chance de se obter excesso de pressão e acidentes relacionados a isso, alguns exemplos são: aveia, ervilha seca e cevada".
7. A panela de pressão pode mesmo explodir?
Leia também: Como fazer arroz? 4 dicas para você nunca mais errar
Para finalizar, o personal chef fala sobre o risco da panela de pressão explodir, que é a principal razão por trás de tanto medo desse utensílio culinário. "Existe esse risco sim, mas se a manutenção preventiva e os cuidados de uso dela forem observados, consegue-se minimizar esse risco e torná-lo praticamente inexistente", conclui Marcondes.