O molho branco é um acompanhamento que se encaixa em diversos pratos e acentua o sabor das receitas. Embora pareça fácil, é comum cometer erros, como acrescentar farinha demais ou empelotar a iguaria. Por isso, como fazer molho branco é o tópico da vez da série especial do iG Receitas com dicas para não errar em pratos comuns do nosso dia a dia.

Leia também: Como fazer arroz? 4 dicas para você nunca mais errar

Confira três dicas para não errar no preparo do molho branco e fazer pratos de dar água na boca
shutterstock
Confira três dicas para não errar no preparo do molho branco e fazer pratos de dar água na boca


Segundo o chef Mathias Marcondes, quando o assunto é como fazer molho branco , um erro frequente é no modo de usar a farinha. Ele diz que muitas pessoas não cozinham a farinha na manteiga o suficiente, o que deixa “toda a preparação com gosto de farinha crua”.

Veja o que fazer para não cometer esse e outros erros no molho branco: 

1. Segredos para não errar a receita

De acordo com Marcondes, uma das formas de fazer um molho branco de dar água na boca é usar leite bem gelado e ir adicionando a bebida aos poucos, enquanto mexe de forma acintosa.

“Várias receitas dizem para se adicionar o leite fervendo no roux (mistura de farinha e manteiga), mas dessa forma o molho tende a empelotar”, afirma ele.

O molho é simples, porém o preparo precisa de atenção. “Esse molho requer que as proporções entre farinha, manteiga e leite sejam seguidas, caso contrário tende a não ficar com a textura correta”, alerta o chef.

2. Como não deixar o molho muito ralo

Essa dica vale para quem não quer um molho muito ralo ou muito empelotado. Para o chef, o ideal é seguir as receitas à risca, sem fazer deduções. “Uma coisa importante é não tentar fazer a olho. São 100 gramas de farinha e 100 gramas de manteiga para um litro de leite, assim a consistência fica ideal”, garante.

Você viu?

“Caso fique muito ralo após a fervura, uma possibilidade é ir adicionando aos poucos uma mistura de amido de milho e água”, conta ele.

Leia também: Como fazer macarrão? 6 dicas para você não errar nunca mais

3. E se empelotar?

Pode parecer impossível de acertar a consistência caso ele fique empelotado , mas, na verdade, um liquidificador e uma peneira são o suficiente para arrumar.

“Basta bater o molho no liquidificador e passar em uma peneira. Mas, cuidado, esse molho é muito quente e tende a respingar muito quando batido”, declara Marcondes.

Receitas que levam o molho branco

Que tal colocar as dicas em prática? Mathias Marcondes apresenta duas receitas que possuem a iguaria como componente.

Lasanha de espinafre

A lasanha de espinafre pode incrementar seu almoço ou jantar e surpreender pelo sabor, que não se assemelha ao habitual. Ao incluir o molho branco, ela fica ainda melhor. 

Macarrão ao molho de queijo

A tradicional macarronada, unida ao bacon, o queijo e o molho branco, pode ser um destaque nas refeições do dia a dia.

Leia também: Dúvidas sobre como fazer feijão? 5 dicas para não errar nunca mais no preparo

Agora que você já sabe como fazer molho branco , aproveite para incluir esse tipo de molho em seu cardápio. Ele pode ser utilizado também em panquecas de frango, creme de milho, creme de espinafre ou em receitas de gratinados.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!