O molho branco é um acompanhamento que se encaixa em diversos pratos e acentua o sabor das receitas. Embora pareça fácil, é comum cometer erros, como acrescentar farinha demais ou empelotar a iguaria. Por isso, como fazer molho branco é o tópico da vez da série especial do iG Receitas com dicas para não errar em pratos comuns do nosso dia a dia.
Leia também: Como fazer arroz? 4 dicas para você nunca mais errar
Segundo o chef Mathias Marcondes, quando o assunto é como fazer molho branco , um erro frequente é no modo de usar a farinha. Ele diz que muitas pessoas não cozinham a farinha na manteiga o suficiente, o que deixa “toda a preparação com gosto de farinha crua”.
Veja o que fazer para não cometer esse e outros erros no molho branco:
1. Segredos para não errar a receita
De acordo com Marcondes, uma das formas de fazer um molho branco de dar água na boca é usar leite bem gelado e ir adicionando a bebida aos poucos, enquanto mexe de forma acintosa.
“Várias receitas dizem para se adicionar o leite fervendo no roux (mistura de farinha e manteiga), mas dessa forma o molho tende a empelotar”, afirma ele.
O molho é simples, porém o preparo precisa de atenção. “Esse molho requer que as proporções entre farinha, manteiga e leite sejam seguidas, caso contrário tende a não ficar com a textura correta”, alerta o chef.
2. Como não deixar o molho muito ralo
Essa dica vale para quem não quer um molho muito ralo ou muito empelotado. Para o chef, o ideal é seguir as receitas à risca, sem fazer deduções. “Uma coisa importante é não tentar fazer a olho. São 100 gramas de farinha e 100 gramas de manteiga para um litro de leite, assim a consistência fica ideal”, garante.
Você viu?
“Caso fique muito ralo após a fervura, uma possibilidade é ir adicionando aos poucos uma mistura de amido de milho e água”, conta ele.
Leia também: Como fazer macarrão? 6 dicas para você não errar nunca mais
3. E se empelotar?
Pode parecer impossível de acertar a consistência caso ele fique empelotado , mas, na verdade, um liquidificador e uma peneira são o suficiente para arrumar.
“Basta bater o molho no liquidificador e passar em uma peneira. Mas, cuidado, esse molho é muito quente e tende a respingar muito quando batido”, declara Marcondes.
Receitas que levam o molho branco
Que tal colocar as dicas em prática? Mathias Marcondes apresenta duas receitas que possuem a iguaria como componente.
Lasanha de espinafre
A lasanha de espinafre pode incrementar seu almoço ou jantar e surpreender pelo sabor, que não se assemelha ao habitual. Ao incluir o molho branco, ela fica ainda melhor.
Macarrão ao molho de queijo
A tradicional macarronada, unida ao bacon, o queijo e o molho branco, pode ser um destaque nas refeições do dia a dia.
Leia também: Dúvidas sobre como fazer feijão? 5 dicas para não errar nunca mais no preparo
Agora que você já sabe como fazer molho branco , aproveite para incluir esse tipo de molho em seu cardápio. Ele pode ser utilizado também em panquecas de frango, creme de milho, creme de espinafre ou em receitas de gratinados.