O verão vai embora e, aparentemente, leva a cerveja do cardápio de muitas pessoas, que escolhem o vinho como bebida para harmonizar com os dias frios de inverno e pratos elegantes . Porém, você não precisa abrir mão da sua bebida preferida nos dias frios. Inclusive, as chamadas winter ales ( cervejas de inverno) combinam com taças - e caso você não tenha uma, a de vinho funciona também.
Confira algumas dicas para você escolher sua cerveja de inverno, as diferenças entre as escolas cervejeiras e alguns pratos que harmonizam com a bebida e que tem tudo a ver com a estação mais fria do ano.
Maio teor alcóolico
Quanto maior a graduação de álcool na cerveja, a bebida vai adquirindo uma textura licorosa que parece esquentar a boca. Por isso dê preferência às mais encorpadas nesta época.
Você viu?
Não precisa ser tão gelada
Afinal, já é inverno. As chamadas winter ales não precisam estar trincando que nem as lagers servidas no verão. A partir de 7ºC já é possível apreciar a bebia - o que, em alguns estados, faz com que seja totalmente dispensável colocar ela na geladeira.
Foco nas cores
Os maltes que passam por algum nível de torra - adquirindo tons que variam entre o vermelho, cobre e preto - são ideais para climas frios.
Maturação em barril
Não é uma regra, mas é uma informação interessante de observar caso você busque por cervejas específicas de inverno.
Diferenças entre escolas cervejeiras
As principais escolas cervejeiras do mundo são a alemã, inglesa, franco-belga e americana. A sugestão é experimentar a mais conhecida de cada uma para conhecer melhor seu paladar e a partir daí explorar novas opções. Veja a seguir as características das cervejas mais famosas de cada escola e as sugestões para harmonização.
Escola alemã - Bock
Mais encorpadas e com carga maior de maltes, as cervejas bock são recomendadas para o início do inverno. A cor varia entre tons de marrom, o aroma pode lembrar castanhas e o sabor é pouco amargo. Você pode harmonizar esta cerveja com um macarrão à bolonhesa e até um risoto de cogumelos .
Escola inglesa - Stout
Esta cerveja não é para qualquer paladar, mas vale experimentar por trazer aromas de café, chocolate e toffee. Para os alérgicos à lactose e veganos, algumas das variações da bebida podem conter adição de lactose. O ideal é servir com sobremesas, especialmente com base de chocolate .
Escola franco-belga - Flanders Red Ale
Com maturação em barris, esta é uma das cervejas que mais se aproxima de um vinho. O tom dela é avermelhado e é considerada a cara do inverno. Combina com sopas e caldos .
Escola americana - American Barley Wine
Mais amarga devido a maior quantidade de lúpulo - que também confere um aroma característico -, esta cerveja tem notas amadeiradas, caramelo e toffee, o que a torna ideal para beber enquanto come um nhoque com gorgonzola
ou torta de limão
.