Neste sábado (29), comemora-se o Dia do Nhoque. Esse prato, que é dono do coração de várias famílias, exige paciência e habilidade em seu processo de preparo. No entanto, em comemoração a essa data, o iG Receitas te ajuda a fazer essa massa com perfeição e sem erros.

A massa de nhoque tradicional leva apenas dois ingredientes principais: batata e farinha de trigo
shutterstock
A massa de nhoque tradicional leva apenas dois ingredientes principais: batata e farinha de trigo

Leia também: Como fazer macarrão? 6 dicas para você não errar nunca mais

Segundo Adauto Alves, chef de produção da linha de restaurantes Eh Massa, de São Paulo, o nhoque é um pouco mais difícil de fazer do que outros tipos de massa: “Tem um processo de produção mais demorado”. Por isso, Adauto traz alguns segredos e dicas para fazer esse prato corretamente.

O chef afirma que as dificuldades de fazer essa receita já começam na escolha do principal ingrediente: a batata. “Erram muito na escolha da batata. A mais indicada é a batata asterix, por ser mais rica em amido e por ter menos umidade”, explica.

Colocar a massa para cozinhar em uma água que não esteja muito quente também é um dos erros mais comuns cometidos pelas pessoas. "A água deve esta fervendo. Depois que a massa estiver na panela, a água nao pode voltar a ferver", o chef alerta.

Além disso, o chef de produção enfatiza também que um dos pontos importantes no preparo do prato é ser paciente: "Umas das grandes difilculdades é fazer os rolinhos de massa. Geralmente as pessoas perdem a paciência".

Aprenda a fazer o nhoque perfeito

Leia também: Camarão, alho-poró e mais! Aprenda a fazer sete receitas de risoto

Levando em conta as dicas do chef, é possível fazer o prato com perfeição na sua casa. "Para incrementar, pode ser servido com vários tipos de molhos e uma infinidade de ingredientes . O queijo é uma boa pedida. Mas pode brincar com sua criatividade", incentiva Adauto. Confira a receita completa e faça essa delícia na sua casa.

Receitas para inovar no nhoque

Agora que você sabe fazer esse prato sem errar, pode se inspirar na dica do chef e incrementar com ingredientes ou molhos diferentes. Veja algumas opções para inovar.

Nhoque de ricota e espinafre

Essa receita, elaborada pelo Daniel Frenda, da Universidade Anhembi Morumbi, rende aproximadamente quatro porções.  Veja o passo a passo e inove na cozinha.

Nhoque de semolina com parmesão

A foodstylist Fabiana Badra foi a responsável pela elaboração dessa receita, que é mais leve e conta com um sabor sutil de queijo. Confira as etapas do preparo desse prato. 

Leia também: Da bolonhesa à versão inovadora com pão ralado, 6 receitas de lasanha

Nhoque de abóbora com camarões

Outra forma de inovar no nhoque é fazendo uma massa com abóbora e incrementando com camarões. Veja a receita completa da chef Roberta Ciasca para fazer na sua casa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!