Com a recente alta no preço da carne, a proteína começou a pesar cada vez mais no bolso de quem planeja fazer um churrasco no final de semana. Apesar da carne ser um item considerado obrigatório, dá para variar e economizar usando outras opções, como o frango.
Leia também: 5 receitas sem carne fáceis e gostosas para quem quer economizar
Assim como a carne, existem alguns cortes de frango que ficam mais gostosos na churrasqueira, enquanto outros não são muito recomendados. Com ajuda do chef de cozinha Melchior Neto, separamos algumas dicas na hora de escolher e preparar o frango que você vai usar no churrasco.
Quais são os cortes de frango que são mais recomendados para fazer na churrasqueira?
A asa é um dos cortes de frango que está presentes em quase todos os churrascos. Além de ser muito saborosa, ela também é uma peça versátil, podendo ser feita inteira ou apenas a "coxinha da asa", a tulipa.
Segundo o chef, a sobrecoxa do frango é outra parte que fica muito gostosa na brasa, porém não é tão popular como a asa.
Por outro lado, de acordo com Melchior Neto, o peito do frango é um corte que não se recomenda fazer na brasa. Como é uma parte mais nobre do animal, contendo pouca gordura, o corte pode ficar seco se feito na churrasqueira, o que pode não agradar o paladar do churrasqueiro e seus convidados.
O frango fica melhor quando é marinado?
Quando o frango é temperado e marinado, o resultado sempre sai melhor, ressalta o especialista e cozinha. Recomenda-se que o frango fique marinando em temperos da noite para o dia, mas caso não haja tempo, marinar com sal e pimenta do reino por 15 minutos já deixa o frango mais saboroso.
O frango tem que ficar na grelha alta ou grelha baixa da churrasqueira?
O chef recomenda que o frango seja assado na parte alta da churrasqueira até cozinhar por completo, e após o cozimento, o frango deve ser movido para a parte baixa, mais próxima ao fogo, onde vai dourar rapidamente e ficar crocante e delicioso.
Receitas de frango para seu churrasco
Para trazer mais variedade nas receitas envolvendo a ave, separamos 4 iguarias diferentes que você pode fazer com o frango em seu churrasco e um bônus.
Leia também: Estas quatro dicas de cozinha que vão facilitar muito a sua vida
1. Coxinha de asa de frango com molho de iogurte, pepino e coentro.
Coxinha de asa de frango já é deliciosa, e com um molho de iogurte, pepino e coentro fica melhor ainda. O molho é uma ótima alternativa para quem busca uma iguaria mais refrescante no churrasco .
2. Frango embriagado
Na contramão de quem quer algo mais refrescante, o frango embriagado conta com cubos de frango marinados na cachaça, que são enrolados em tiras de bacon. A receita fica melhor ainda se acompanhada por uma cerveja gelada.
3. Coxinha de frango com molho gorgonzola
Outra receita que vai muito bem acompanha com um molho, a coxinha de frango com molho gorgonzola é um sucesso entre os amantes do queijo italiano. Além da gorgonzola, o molho contém maionese e creme de leite.
4. Meio de asa com patê de pimenta biquinho
Essa receita é pra quem busca impressionar os convidados. Fazer o meio de asa com patê de pimenta biquinho é mais trabalhoso, porém com um sabor muito mais refinado. Com ingredientes como gengibre em pó, páprica picante e páprica defumada, essa receita carrega muito sabor e pode ser o ponto alto do churrasco.
Bônus: Hambúrguer de Frango
Já que hambúrguer também pode ser feito na churrasqueira, por que não fazer um hambúrguer de frango ? Prepare a receita abaixo e leve para grelhar na brasa.