Tamanho do texto

Macarrão é um prato versátil, que combina com diversos tipos de molhos, carnes e legumes. Veja receitas e arrase na cozinha

Macarrão pode ter diversos formatos e combina com uma gama de molhos. A massa pode virar um prato elaborado e até salvar você na hora da fome ao ser combinada com o que tiver na geladeira. As receitas de macarrão costumam fazer sucesso. 

A massa foi criada pelos chineses e aprimorada por italianos. No Brasil, o macarrão ficou conhecido por causa dos europeus que imigraram para cá. As receitas de macarrão  ganharam diversas adpatações e o Receitas separou uma lista para te inspirar.

Muito Molho

Receitas de macarrão podem levar diversos tipos de molhos
Dulla
Receitas de macarrão podem levar diversos tipos de molhos

Uma bela massa combina com um molho caprichado. E aí, a escolha vai de acordo com seu gosto. Macarrão combina com molho vermelho, branco, rose... A lista é do tamanho de sua imaginação na cozinha. 

Aprenda a fazer molho à bolonhesa tradicional

Uma ideia é incrementar o molho com outros ingredientes e proteínas, como nesta receita de macarrão pappardelle com cogumelo porcini e linguiça . O molho leva  tomates cortados em pedaços pequenos, erva-doce, louro e orégano . O prato demora mais de uma hora para ficar pronto, mas ganha um toque especial de sabor com a linguiça e os cogumelos. 

Ainda com molho vermelho , outra opção é o  rigatoni all'amatriciana . Para a realização deste molho, você precisará picar o bacon em pedaços pequenos e fritá-lo. Depois, junte com o molho de tomate, pimenta e orégano. 

Muitas receitas de macarrão levam molho branco
Arquivo
Muitas receitas de macarrão levam molho branco

Para os fãs de molho branco , a receita é simples  e fica pronta em 10 minutos. E esta opção rende outros pratos clássicos com macarrão, como a massa com molho romanesca

Macarrão para vegetarianos

Fettuccine com abobrinha frita é uma ótima receita de macarrão para vegetarianos
ig
Fettuccine com abobrinha frita é uma ótima receita de macarrão para vegetarianos

Massa também é bem-vinda em pratos sem proteína. Elas ficam saborosas com algum legumes e nas versões quentes e frias, como saladas .

Para as pessoas que não comem carne, uma dica é o  fettuccine com abobrinha frita . Para fazer essa receita, a abobrinha precisa ser refogada com azeite. Depois, basta adicionar manjericão, colocar sal e misturar com a massa.

Uma  salada italiana de tomate, macarrão e manjericão  é outra boa escolha para quem prefere um cardápio vegetariano. 

Receitas de macarrão na dieta

Macarrão pode até fazer parte do cardápio de quem está na dieta. Neste caso, vale escolher as massas integrais , que possuem nutrientes que ajudam, por exemplo, a dar uma sensação de saciedade por mais tempo. Também fique atento à escolha dos molhos. Fuja das preparações com cremes e gorduras e prefira aquelas que levam legumes ou tomates frescos. 

Salada de penne com legumes é uma opção light de receita de macarrão
Arquivo
Salada de penne com legumes é uma opção light de receita de macarrão


Para uma receita de macarrão mais leve, aposte na   salada de penne com legumes grelhados . A preparação é bem simples. Basta misturar a massa de penne cozida com os legumes que foram refogados na frigideira com azeite.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.