Sexta com pimenta: Três receitas para você aproveitar a especiaria
Reprodução/Valeria Aksavoka
Sexta com pimenta: Três receitas para você aproveitar a especiaria


Uma coisa não se pode negar: a  pimenta é um ingrediente amado por muitos. A especiaria percorre a culinária de todo o mundo e é bem presente na China, Índia,  México e Tailândia. Seja para dar um sabor especial ou usada de forma medicinal, o alimento agrega muito à saúde e ao prato de quem o consome. 

O iG Receitas conversou com a nutricionista Natália Fernandes, professora no Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) e com o nutricionista e gastrônomo Vitor Ferreira Boico para conhecer mais sobre o alimento. 



Além de um ótimo tempero, a pimenta funciona muito bem como aliada da saúde. “A pimenta possui uma substância chamada capsaicina, responsável pela sensação de ardência e, também, luteína e carotenóides, que, juntos, contribuem para a propriedade anti-inflamatória da pimenta. A capacidade anti-inflamatória é responsável por seu potencial preventivo de doenças crônicas não transmissíveis e papel antioxidante”, diz a nutricionista.

Natália explica que a pimenta é indicada para aromatizar os pratos, melhorar a apresentação e conferir picância. “Pode ser usada em molhos de saladas e de carnes. A pimenta pode ser usada para temperar carnes, saladas e até na forma de doces como geleias e chocolates”, diz.

Segundo os especialistas, não existe uma quantidade diária recomendada para o consumo de pimenta. “A recomendação é consumir a quantidade que lhe agrade, sem exagerar. Pessoas que não tem problemas de saúde como gastrite e alergia a pimenta, podem consumi-la duas vezes ao dia, sem problemas” diz Vitor.

O consumo de pimenta não é recomendado para crianças menores de 2 anos. Pessoas que apresentam diversas alergias (camarão, amendoim, leite) devem evitar o ingrediente. Isso porque a pimenta estimula a produção de histamina, uma substância que causa sintomas semelhantes ao da alergia.

Para quem quer experimentar mais pratos apimentados mas ainda se assusta com a picância, o gastrônomo recomenda optar por pimentas mais conhecidas da sua região e ir com cuidado ao experimentar uma variedade nova. Você também pode retirar as sementes do alimento, caso não goste de muita ardência. 

Além disso, é importante lembrar que ao consumir pratos com pimenta, deve-se evitar passar as mãos no olho ou no nariz. "Após o consumo, lave sempre as mãos, prefira cortar a pimenta a amassar, pois assim  diminui o risco de acidentes com as sementes”, diz o especialista.

Agora que você já sabe tudo sobre pimenta, que tal preparar uma receita bem picante e saborosa? Veja as sugestões dos especialistas e aproveite. 

Molho de maracujá picante (por Natália Fernandes)


Este molho é um ótimo acompanhamento para carnes e uma delícia para servir no almoço e jantar. 

  • 4-5 pimentas (sugestão: dedo de moça)
  • 1 ½ xícara de suco de maracujá ou concentrado
  • 1/3 xíara de azeite de oliva virgem
  • suco de 1 limão
  • sal a gosto
  • coentro ou cheiro verde 


MODO DE PREPARO

Ferva as pimentas por cerca de 10-15 minutos. Coloque as pimentas em água gelada para esfriar. Retire a pele e as sementes. Bata no liquidificador as pimentas com o suco de maracujá, o azeite e o suco de limão até formar um molho cremoso. Coloque o coentro e adicione a pitada de sal. Pronto, agora é só aproveitar! 


Brigadeiro Gourmet com Pimenta Vermelha e Perfume Cítrico  (por Henrique Escábia)


O preparo desta receita leva apenas de 15 minutos e rende oito porções. Uma ótima opção para variar na sobremesa. 


Ingredientes do brigadeiro

  • 395g (1 lata) de leite condensado 
  • 20g (1 colher de sopa) de manteiga sem sal 
  • 300g (2 barras pequenas) de chocolate meio amargo 
  • 200g (1 caixinha) - pode usar o fresco também na mesma quantidade- de creme de leite  
  • 30g (1 unidade média) de pimenta vermelha sem semente 
  • 40 ml (2 colheres de sopa, dependendo da marca, pode ser que precise de mais para o aroma aparecer) de Licor fino de laranja

Você viu?


Modo de preparo

Coloque na caçarola o leite condensado, a manteiga, o chocolate meio amargo picado e leve ao fogo. Mexa até que comece a descolar do fundo da panela, ponto de brigadeiro mesmo. Desligue o fogo. Acrescente a pimenta picada sem semente em cubinhos pequenos e o licor de laranja. Mexa bem. Por último acrescente o creme de leite e mexa até que fique homogêneo. Se quiser que fique mais mole, acrescente um pouco mais de creme de leite. 

Sirva em potinhos como brigadeiro de colher ou coloque em potinhos de sobremesa o brigadeiro. Pode ser servido com frutas cítricas como morangos, uvas, abacaxi, carambola, junto com sorvete de creme. 

Mango Fool – Creme de Manga com Gengibre e Pimenta Jalapeño (por  Henrique Escábia)

O tempo de preparo desta sobremesa é de 1h30, rendendo seis deliciosas porções. 

Ingredientes

  • 2 mangas maduras
  • 120g de açúcar 
  • 1/2 limão espremido 
  • 5g de gengibre ou 1 colher de chá picado 
  • 1 colher de chá de Molho de Pimenta Jalapeño
  • 200ml de Creme de leite Fresco bem gelado 


Decoração 

  • 1/2 unidade de manga em cubos 
  • 2 ramos de Hortelã 
  • 50g de Granola 


Modo de Preparo

Com auxílio de uma faca, corte as mangas e coloque em uma tigela. Acrescente o suco do limão, o açúcar, o gengibre e o molho de pimenta Jalapeño. Bata com o mixer (ou liquidificador) tudo até o creme ficar homogêneo. 

Coloque na batedeira o creme de leite fresco gelado e bata até o ponto de chantilly. Precisa ficar um pouco firme. Misture cuidadosamente o creme de manga com o creme de leite batido com ajuda de uma espátula de silicone. 

Para a finalização, escolha entre a opção de montagem individual em potes, taças de vidro ou em travessas maiores. Leve à geladeira por pelo menos 2 horas. Sirva com a granola, os cubos de manga e as folhas de hortelã para decorar por cima do creme.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!