A pimenta em conserva é uma ótima forma de ter uma decoração e também um aperitivo
Reprodução/Cook'n enjoy
A pimenta em conserva é uma ótima forma de ter uma decoração e também um aperitivo


A conserva de piment a não pode faltar na cozinha brasileira. Ela garante aquele toque diferente em diversos tipos de prato e dá um toque visual mais bonito em uma mesa posta. Para desvendar os segredos de uma boa pimenta em conserva conversamos com a chef Samantha Laurindo, que explica a seguir como não errar no preparo desta iguaria.


Azeite ou vinagre?

Muitos utilizam óleo ou vinagre para fazer a conserva. Algumas receitas inclusive misturam os dois, mas Samantha indica o vinagre. "O vinagre tem uma durabilidade melhor, mantém a pimenta conservada por mais tempo", diz.

Quais as melhores pimentas para fazer uma conserva?

Com uma infinidade de pimentas pelo mercado, você pode fazer misturas, mas Samantha aponta duas famosas. "As melhores para conserva são a dedo-de-moça e a biquinho, pelo sabor e também pelas características", afirma.

Quanto tempo dura a pimentaem conserva?

Se você tem aquelas conservas de mais de dois anos, esqueça. A chef explica que as conservas tem um tempo ideal de validade. "Até um ano é o ideal para se conservar. Passando disso, o sabor muda", diz. 

Posso adicionar outros ingredientes?

Claro! Além da pimenta e do vinagre, você pode adicionar ingredientes para deixar a pimenta mais saborosa. "Indico muito alho, louro e cebola roxa para dar cor e sabor à conserva", diz. 

Receita de conserva

Anotou as dicas? Então confira esta receita deliciosa de conserva de pimenta da página Cook n Joy para fazer em casa e arrasar! O preparo demora apenas 40 minutos. 

Ingredientes:

  • 250 g de pimenta dedo-de-moça
  • 5 g de sal (1 colher de chá)
  • 180 ml de azeite (3/4 de xícara)
  • 15 ml de vinagre (1 colher de sopa)
  • 480 ml de água filtrada (2 xícaras)

Modo de preparo:

Ferva a água filtrada, corte as pimentas já lavadas em rodelas de 0,5 cm.  Coloque em uma travessa as pimentas cortadas e coloque a água quente. Tampe o recipiente, deixe descansar por 20 minutos. 

Escorra a água, deixe as pimentas no escorredor por cerca de 10-15 minutos escorrendo. Transfira para um pote de vidro já fervido, acrescente o sal, o vinagre e o azeite de oliva. Mantenha as pimentas sempre cobertas com o azeite. Para um sabor mais intenso leve à geladeira por 72 horas antes do primeiro consumo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!