De acordo com dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a carne vermelha teve aumento de 34,9% entre junho deste ano e junho do ano passado. As carnes que mais subiram, aliás, são algumas das queridinhas do churrasco , como: contra-filé, costela e picanha.
Com a alta dos preços, a melhor opção para manter o churrasco em família de pé e não estourar o orçamento é fazer substituições. De acordo com José Almiro, do canal Churrasqueadas, entre as carnes bovinas existem cortes mais em conta do que a picanha e o contra-filé, que também permitem fazer um ótimo churrasco.
“A fraldinha, bananinha, maminha, miolo de acém e o miolo de paleta. Outras peças como ponta de peito, cupim, proporcionam um belo churrasco, mas devem ser feitas de uma maneira diferente dos tradicionais bifes na grelha. Outra opção é moer algumas carnes mais rígidas como capa de filé ou mesmo a ponta de peito para fazer hambúrgueres na grelha. Saindo da carne bovina, o frango e o suíno são uma ótima opção para o churrasco, com preços bem mais em conta”, explica.
De acordo com ele, a carne de porco e o frango estão sendo as alternativas mais buscadas, e, além disso, as pessoas estão complementando o churrasco com mais acompanhamentos que, em geral, tem um orçamento menor.
“Estão servindo mais acompanhamentos como arroz, feijão, maionese e salada, e até mesmo outras receitas como pão com linguiça e pão de alho. E claro, sempre optando pelo churrasco comunitário onde cada pessoa leva um pouco de carne, dessa forma não pesa muito para uma única pessoa e todos se divertem”, diz.
José Almiro diz ainda que essas substituições não comprometem a qualidade do bom e velho churrasco, muito pelo contrário. “As carnes que sugerimos proporcionam um ótimo churrasco. É nessa hora que é que vem a criatividade no tempero, em um molho, em uma forma de preparar e servir a proteína, e o principal do churrasco é a confraternização das pessoas em torno dele”, diz.
Churrasco de frango
Ingredientes
- 1 frango inteiro
- 1 copo (americano) de vinagre de vinho branco
- 3 dentes de alho
- Sal grosso a gosto
- 1 colher (sopa) de salsinha
- Shoyu a gosto
Modo de preparo
Primeiro, limpe o frango e lave-o bem. Na véspera, deixe o frango marinando com todos os temperos, virando algumas vezes para ficar bem temperado. Quando for preparar, coloque o frango em uma grelha, ou, se preferir, em um espeto duplo e coloque alto (cerca de 50 cm) na churrasqueira, com a pele para cima. Pincele um pouco de molho shoyu ou molho inglês para ficar com uma bela cor dourada (se sobrar tempero da marinada, pincele também).
Asse o frango, sem virar, até amaciar (em média 1 hora). Quando ele estiver cozido (para ter certeza, espete o peito ou a coxa com um garfo. Se a carne estiver macia e não sair nenhum líquido, é porque está no ponto), vire o lado da pele para o fogo e coloque mais perto da chama, apenas para dourar. Depois de pronto, corte-o em pedaços e sirva.
Você viu?
Maionese com legumes
Ingredientes
- 1 kg de batatas cortadas em cubos pequenos
- 3 cenouras médias cortadas em cubos pequenos
- 1 punhado de vagem cortada grosseiramente
- 1 lata de ervilhas em conserva
- 1 lata de milho em conserva
- 3 ovos
- ½ xícara (chá) de azeitonas verdes picadas
- 1 cebola ralada
- 3 dentes de alho picados
- ½ maço salsinha picadinha
- 1 limão
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 1 pote de maionese de 500 g
- ½ lata de creme de leite
- ½ pacote de queijo ralado
- 1 envelope de tempero pronto a sua escolha
- 1 maçã pequena cortada em cubos
- Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
Corte a batata, a cenoura e a vagem em cubos e coloque-os na panela de pressão e cubra com água. Cozinhe em fogo baixo até que fiquem tenros, mas não totalmente cozidos (cerca de 20 minutos). Cozinhe os ovos, descasque-os e pique grosseiramente. Reserve. Escorra a água dos legumes e deixe-os esfriar.
Em uma tigela, misture a cebola, o alho, o limão, o azeite, o sal, a pimenta, a salsinha e o tempero pronto. Misture tudo e junte os legumes, a azeitona, o milho, a ervilha e a maçã. Misture cuidadosamente e, se necessário, ajuste o sal. Por último, adicione a maionese e o creme de leite. Sirva em um refratário e salpique o queijo ralado por cima.
Farofa caseira
Ingredientes
- 1 e ⅔ de xícara (chá) de farinha de mandioca torrada
- ⅓ de xícara (chá) de óleo
- 3 colheres (sopa) de cebola picada
- 1 colher (sopa) cheia de manteiga
- 3 dentes de alho amassados (se não gostar muito de alho, use 1 ou 2)
- 1 colher (café) de colorau
- Sal a gosto
Modo de preparo
Em uma panela, aqueça o óleo e adicione a cebola. Refogue até que ela fique transparente. Adicione o alho e refogue até dourar levemente. Acrescente a manteiga e deixe-a derreter. Acrescente o colorau e misture. Em seguida, adicione a farinha aos poucos, mexendo sempre. Misture continuamente por cerca de 3 minutos, para “cozinhar” a farinha e a farofa não ficar com gosto de crua. Adicione o sal, mexa novamente e depois é só servir.
Vinagrete
Ingredientes
- 2 cebolas grandes
- 2 tomates
- ½ pimentão verde
- ½ xícara (chá) de cheiro verde
- ½ xícara (chá) de vinagre
- 1 xícara (chá) de azeite
- 1 colher (sobremesa) rasa de açúcar
- Sal a gosto
Modo de preparo
Pique a cebola, o tomate, o pimentão e o cheiro verde. Em seguida, transfira para uma tigela e adicione o vinagre, o azeite, o açúcar (para quebrar a acidez do vinagre) e o sal. Misture tudo muito bem e leve à geladeira por 1 hora. Sirva em seguida.