O coração de galinha é uma paixão do brasileiro
Reprodução
O coração de galinha é uma paixão do brasileiro


Um dos cortes mais amados pelos brasileiros, o coração de frango é barato e saboroso. Servido em sanduíches , espetos e até pizzas , esta parte do frango é bem valorizada no Sul e Sudeste, mas há alguns truques para deixa-lo ainda mais saboroso.

O churrasqueiro José Almiro, do canal Churrasqueadas, comprova este amor dos brasileiros pelo coração de frango. "É um costume cultural do brasileiro consumir coração de frango, tanto é que no Sul, onde o churrasco é muito forte, o consumo de coração de frango é o maior do Brasil. 100% da produção de coração de frango é destinada para o consumo interno", diz.


Confira a seguir algumas dicas de José Almiro para o iG Receitas para deixar o coração de frango do seu churrasco ainda melhor.

Como escolher o coração de frango?

Na hora da compra José Almiro indica observar algumas características. "Procure por corações de cor mais avermelhada, a gordura branca ou levemente amarelada. Se tiver uma cor mais escura, é sinal que a peça não está fresca e não está boa para o consumo. Antes de começar a temperar, é recomendado retirar as artérias que costumam vir grudadas no coração", diz.

Quais os melhores temperos?

Não fique só no sal! Há formas diferentes de temperar o coração de frango. "Uma boa ideia é uma marinada, você pode utilizar temperos como sal, alho, cebola, molho de soja, limão e páprica. O frango aceita bem estes temperos.  O ideal é deixar marinando por uns 10 a 20 minutos para que o coração absorva o tempero", aponta.

José Almiro também indica uma receita de marinada diferente. "Gosto muito de usar cerveja ou cachaça para marinar o coração de frango junto com temperos como alho, cebola, shoyu, etc", diz.

Quais os melhores acompanhamentos para o coração de frango?

Segundo José Almiro, o coração já é um ótimo acompanhamento, mas você pode inovar. "Você pode serví-lo com um pãozinho, ou até mesmo com um pão de alho e queijo. Pode se fazer junto com anéis de cebola. Servir com o molho chimichurri e por aí vai", indica.

Receita com coraçãozinho de frango

Anotou as dicas? Então confira estas receitas deliciosas do churrasqueiro José Almiro para você preparar no churrasco e fazer muito sucesso.

Coração de frango no shoyu

Com uma boa marinada de shoyu e especiarias, este espetinho é uma delícia
Reprodução/Churrasqueadas
Com uma boa marinada de shoyu e especiarias, este espetinho é uma delícia


Esta receita demora uma hora e meia por conta da marinada, mas pode confiar no sabor! Você pode utilizar parte do tempero e preparar uma farofa.

Ingredientes:

  • 1kg de coração de frango
  • 1 xícara de shoyu
  • 1 colher se sopa de açúcar cristal
  • ½ de olho de soja
  • Cheiro verde picado
  • 1 ramo de alecrim
  • 1 ramo de erva doce picado
  • 10g de gengibre ralado
  • 1 cebola picada
  • 5 dentes de alho picado
  • sal a gosto

Modo de preparo:

Coloque o coração de frango em um recipiente. Adicione todos os ingredientes e deixe marinar por 1 hora.

Espete os corações em espetos de bambu no meio e corte as aparas laterais para ficar uniforme (a dica é fazer uma farofa com estas sobras). Leve a grelha em braseiro médio (40cm da brasa) por 10 minutos cada lado. Sirva com farofa.

Pão de alho com coraçãozinho e queijo

Este aperitivo é perfeito para quem ama pão de alho e coraçãozinho de frango
Reprodução/Churrasqueadas
Este aperitivo é perfeito para quem ama pão de alho e coraçãozinho de frango


Unindo duas paixões dos brasileiros, este pão de alho com coraçãozinho e queijo é tudo para quem ama um bom churrasco. A receita demora apenas 30 minutos para fazer e rende 4 porções.

Ingredientes:

  • 2 baguetes
  • 500g de coração de frango temperado
  • 100g de manteiga
  • ½ de xícara de azeite
  • 3 dentes de alho
  • salsinha picada
  • 500g de queijo prato

 Modo de preparo:

Deixe o coração de frango de molho na água por alguns minutos para não queimar na churrasqueira. Espete os corações nos espetos de bambu. Leve a grelha em braseiro médio (40cm da brasa) por 10 minutos cada lado.

Para preparar o pão de alho: em uma cumbuca misture bem a metade da manteiga com azeite e adicione a salsinha e o alho. O restante da manteiga dê uma leve derretida. Corte a baguete ao meio e passe a manteiga. Reserve.

Retire os corações da churrasqueira e leve para a grelha os pães para aquecer. Retire, coloque os corações. Na grelha, pegue uma frigideira e derreta o queijo prato no restante da manteiga. Monte a baguete com os corações e o queijo. Pronto para servir. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!