Seja no churrasco mais simples ou no mais sofisticado, a linguiça é presença obrigatória no churrasco. Para apreciar todo seu sabor e suculência, é necessário saber alguns truques para preparar esta iguaria na brasa.
Pensando em como preparar a linguiça no churrasco, conversamos com o churrasqueiro José Almiro, do canal e programa Churrasqueadas. Ele explica o que fazer no preparo deste ingrediente para deixa-lo ainda mais saboroso.
Quais são as linguiças mais utilizadas no churrasco?
Apesar da linguiça toscana ser a mais famosa, há outros tipos que vão bem na churrasqueira. "As mais comuns são toscana, de pernil, frescais, de frango, a cuiabana, que é de carne bovina. Muitos açougues fazem recheadas com diversos recheios como bacon, queijo, tomate com rúcula, azeitonas, alho, etc", diz.
Você viu?
A linguiça deve ser temperada?
Nada de colocar sal, molhos e afins! José Almiro aponta que a linguiça já vem pronta para assar. "A linguiça já vem temperada, cada produtor tempera com os ingredientes particulares. Então é só tirar da embalagem e assar", afirma.
Como evitar da linguiça esturricar?
Aquela linguiça seca e triste pode ser evitada. "Eu sempre recomendo assar a linguiça no braseiro médio, mais ou menos 40cm da brasa. Assim, ela assa por fora e por dentro. Para deixá-la suculenta, não fure a linguiça, isso a deixará seca", aponta.
Como evitar que a linguiça fique crua?
A linguiça no ponto certo tem seus truques. Conforme explica o churrasqueiro, "a primeira coisa é não colocar a linguiça na grelha gelada. O ideal é assar com ela na temperatura ambiente, braseiro médio, 40cm da brasa. Porque se o calor for muito forte, ela irá queimar por fora e ficará crua por dentro", indica.
Receitas com linguiça de churrasco
Anotou as dicas? Então confira algumas receitas deliciosas que José Almiro trouxe ao iG Receitas.