linguiça
Reprodução
A linguiça toscana é a mais famosa no churrasco, mas tem seus segredos


Seja no churrasco mais simples ou no mais sofisticado, a linguiça é presença obrigatória no churrasco. Para apreciar todo seu sabor e suculência, é necessário saber alguns truques para preparar esta iguaria na brasa.


Pensando em como preparar a linguiça no churrasco, conversamos com o churrasqueiro José Almiro, do canal e programa Churrasqueadas. Ele explica o que fazer no preparo deste ingrediente para deixa-lo ainda mais saboroso.

Quais são as linguiças mais utilizadas no churrasco?

Apesar da linguiça toscana ser a mais famosa, há outros tipos que vão bem na churrasqueira. "As mais comuns são toscana, de pernil, frescais, de frango, a cuiabana, que é de carne bovina. Muitos açougues fazem recheadas com diversos recheios como bacon, queijo, tomate com rúcula, azeitonas, alho, etc", diz.

A linguiça deve ser temperada?

Nada de colocar sal, molhos e afins! José Almiro aponta que a linguiça já vem pronta para assar. "A linguiça já vem temperada, cada produtor tempera com os ingredientes particulares. Então é só tirar da embalagem e assar", afirma.

Como evitar da linguiça esturricar?

Aquela linguiça seca e triste pode ser evitada. "Eu sempre recomendo assar a linguiça no braseiro médio, mais ou menos 40cm da brasa. Assim, ela assa por fora e por dentro. Para deixá-la suculenta, não fure a linguiça, isso a deixará seca", aponta.

Como evitar que a linguiça fique crua?

A linguiça no ponto certo tem seus truques. Conforme explica o churrasqueiro, "a primeira coisa é não colocar a linguiça na grelha gelada. O ideal é assar com ela na temperatura ambiente, braseiro médio, 40cm da brasa.  Porque se o calor for muito forte, ela irá queimar por fora e ficará crua por dentro", indica.

Receitas com linguiça de churrasco

Anotou as dicas? Então confira algumas receitas deliciosas que José Almiro trouxe ao iG Receitas. 

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários