À primeira vista não tem como errar no churrasco. Basta colocar as carnes temperadas na grelha, ficar de olho no ponto para não deixar passar do ponto e ser feliz. Contudo, essa verdadeira paixão nacional é um pouquinho mais complicada do que parece. 

churrasco
Reprodução/Netao Bom Beef
O churrasco pode ser estragado se você cometer estes pecados


Para evitar que a carne fique dura, a linguiça esturricada e não correr o risco da brasa não pegar conversamos com a  assadeira do canal Larica na Brasa , Larissa Morales. Ela contou ao iG Receitas contou quais são os principais pecados na hora de fazer o churrasco - e tudo o que você deve fazer para evitá-los.


Cuidado com o tamanho do carvão

carvão
Reprodução/Pixabay
Carvão pequeno é o pior a ser escolhido


Briquete, vegetal, bambu... independente do que for comprar para o seu churrasco, Larissa dá uma dica para você fazer a brasa ideal. "Carvão muito quebradiço, de toras pequenas, queima muito rápido e não emana calor suficiente. Procure sempre carvão de tamanho grande", afirma.

Não acenda com álcool!

churrasqueira
Reprodução/Netao Bom Beef
Não acenda a churrasqueira com álcool, é a pior forma


Segundo Larissa, a pior forma de acender o fogo do churrasco é com álcool. "Ele acaba encharcando o carvão e ele não acende. Prefira acendedor, álcool em gel próprio para isso ou faça uma conchinha de óleo no papel higiênico", recomenda.

Sal antes ou depois de preparar?

sal
Reprodução/Pixabay
Você pode colocar antes ou depois, vai do seu gosto


Na hora de preparar a carne do churrasco muitos indicam salgar a carne antes de ir para a brasa. Larissa diz que isso é gosto pessoal, mas não influencia diretamente no resultado final da carne. "É um gosto muito pessoal usar sal antes ou depois. Eu prefiro usar sal antes e se precisar corrijo com flor de sal para finalizar", diz.

Não corte de qualquer jeito a carne

churrasco
Reprodução/Netao Bom Beef
A carne deve ser cortada contra a fibra, para que ela seja melhor apreciada


Na hora de cortar a carne do churrasco pode surgir a dúvida: contra a fibra ou a favor da fibra? Segundo Larissa, você pode estragar completamente a carne do seu churrasco se cortar de qualquer jeito. "O ideal é sempre cortar a carne contra a fibra na hora de servir. Assim vai ter menor resistência na mastigação", afirma.

Não tire a gordura antes de colocar a carne na brasa

picanha
shutterstock
A gordura traz suculência para a carne


Você pode pensar que não é saudável, mas a gordura da carne dá uma maior suculência ao churrasco. Por isso Larissa indica manter a gordura durante o preparo. "É ela que vai trazer sabor e ajudar a amaciar as fibras da carne. Caso não curta gordura, retire apenas na hora de comer", diz.

Pode mexer a carne à vontade

churrasco
shutterstock
Você pode mexer a carne à vontade


Larissa aponta que é mito a indicação de deixar a carne do churrasco paradinha na grelha. "A carne pode ser virada quantas vezes precisar, inclusive virar a carne mais vezes ajuda a manter o sulco da na carne, e mantem sua suculência. Consequentemente fica mais macia", conta.

Pelo amor que você tem ao churrasco: não fure a linguiça!

linguiça
shutterstock
Furar a linguiça estraga o churrasco


Se você fura a linguiça ela pode esturricar, então deixe ela tranquila e inteira na hora de fazer seu churrasco. "Furar a linguiça é péssimo, você vai acabar deixando essa linguiça ressecada, pois a gordura e a água vai acabar saindo, e desidratando", diz.

Deixe a carne descansar

carne
Reprodução/Netao Bom Beef
Deixe a carne descansar para manter a suculência


Larissa indica deixar a carne do churrasco descansar um pouco antes de servir. "Dessa maneira os sulcos voltam para as extremidades e mantemos a suculência da carne. Sabe aquela tábua cheia de líquido escorrendo? Isso é porque a carne foi cortada antes do tempo, assim o sabor vai embora junto. Deixe descansar por 2 minutinhos e você vai ver a diferença", aconselha.

    Veja Também

      Mostrar mais