À primeira vista não tem como errar no churrasco. Basta colocar as carnes temperadas na grelha, ficar de olho no ponto para não deixar passar do ponto e ser feliz. Contudo, essa verdadeira paixão nacional é um pouquinho mais complicada do que parece.
Para evitar que a carne fique dura, a linguiça esturricada e não correr o risco da brasa não pegar conversamos com a assadeira do canal Larica na Brasa , Larissa Morales. Ela contou ao iG Receitas contou quais são os principais pecados na hora de fazer o churrasco - e tudo o que você deve fazer para evitá-los.
Cuidado com o tamanho do carvão
Briquete, vegetal, bambu... independente do que for comprar para o seu churrasco, Larissa dá uma dica para você fazer a brasa ideal. "Carvão muito quebradiço, de toras pequenas, queima muito rápido e não emana calor suficiente. Procure sempre carvão de tamanho grande", afirma.
Não acenda com álcool!
Segundo Larissa, a pior forma de acender o fogo do churrasco é com álcool. "Ele acaba encharcando o carvão e ele não acende. Prefira acendedor, álcool em gel próprio para isso ou faça uma conchinha de óleo no papel higiênico", recomenda.
Sal antes ou depois de preparar?
Na hora de preparar a carne do churrasco muitos indicam salgar a carne antes de ir para a brasa. Larissa diz que isso é gosto pessoal, mas não influencia diretamente no resultado final da carne. "É um gosto muito pessoal usar sal antes ou depois. Eu prefiro usar sal antes e se precisar corrijo com flor de sal para finalizar", diz.
Não corte de qualquer jeito a carne
Na hora de cortar a carne do churrasco pode surgir a dúvida: contra a fibra ou a favor da fibra? Segundo Larissa, você pode estragar completamente a carne do seu churrasco se cortar de qualquer jeito. "O ideal é sempre cortar a carne contra a fibra na hora de servir. Assim vai ter menor resistência na mastigação", afirma.
Não tire a gordura antes de colocar a carne na brasa
Você pode pensar que não é saudável, mas a gordura da carne dá uma maior suculência ao churrasco. Por isso Larissa indica manter a gordura durante o preparo. "É ela que vai trazer sabor e ajudar a amaciar as fibras da carne. Caso não curta gordura, retire apenas na hora de comer", diz.
Pode mexer a carne à vontade
Larissa aponta que é mito a indicação de deixar a carne do churrasco paradinha na grelha. "A carne pode ser virada quantas vezes precisar, inclusive virar a carne mais vezes ajuda a manter o sulco da na carne, e mantem sua suculência. Consequentemente fica mais macia", conta.
Pelo amor que você tem ao churrasco: não fure a linguiça!
Se você fura a linguiça ela pode esturricar, então deixe ela tranquila e inteira na hora de fazer seu churrasco. "Furar a linguiça é péssimo, você vai acabar deixando essa linguiça ressecada, pois a gordura e a água vai acabar saindo, e desidratando", diz.
Deixe a carne descansar
Larissa indica deixar a carne do churrasco descansar um pouco antes de servir. "Dessa maneira os sulcos voltam para as extremidades e mantemos a suculência da carne. Sabe aquela tábua cheia de líquido escorrendo? Isso é porque a carne foi cortada antes do tempo, assim o sabor vai embora junto. Deixe descansar por 2 minutinhos e você vai ver a diferença", aconselha.