Quem mora em apartamento e não tem churrasqueira ou varanda também pode fazer um churrasco em casa. Temperos certos e algumas dicas vão garantir o churras do final de semana. 

Quem nos ensina como preparar um churrasco no apartamento e não fazer sujeira é o churrasqueiro José Almiro, do canal Churrasqueadas do YouTube. 

Sem churrasqueira, mas com sabor de churrasco

barbecue
shutterstock
O molho barbecue é uma opção para simular o churrasco no apartamento


De acordo com José Almiro, apesar do sabor do churrasco vir da defumação da madeira e do carvão, há formas de replicar isso em casa sem fumaça ou sujeira -- e nem uma churrasqueira. "Um tempero defumado pode auxiliar a deixar a carne mais saborosa, como de churrasco", afirma o especialista.

Almiro sugere temperos como páprica defumada, molho barbecue ou mesmo fumaça líquida ou em pó.

Frigideira ou grill?

frigideira
Reprodução/freepik
Uma frigideira, chapa ou frigideira grill pode ajudar a dar aquela crosta na carne


Segundo o churrasqueiro, você pode usar grill, frigideira ou chapa de ferro para fazer churrasco no apartamento, o que importa é a temperatura.

"Para que a carne tenha um gosto melhor, o recomendado é deixar a chapa bem quente e selar a carne, para fazer aquela crosta que é criada pelo calor sobre a carne que muda a forma e a estrutura química dos aminoácidos e açúcares da carne", afirma Almiro.

Churrasqueira elétrica também é uma opção

grill
shutterstock
Grill elétrico e churrasqueiras elétricas são opções para fazer o churrasco em casa


Com diversos modelos no mercado, José Almiro lembra que churrasqueiras elétricas e até aquelas à gás que não fazem sujeira são boas opções para que mora em apartamentos ou locais pequenos. 

Como já mostramos aqui no iG Rceitas, dá até para usar a airfryer para fazer churrasco em casa. Relembre: 

Sem churrasqueira! Especialista ensina como fazer churrasco na air fryer

E os utensílios?

tábua
Reprodução/Netao Bom Beef
Uma boa faca e tábua são essenciais para o churrasco


E para trazer o clima de churrasco e trabalhar com as peças de carne , linguiça e aquele pão de alho , José Almiro lista alguns itens básicos: "uma boa tábua de madeira ou bambu, garfo longo, pegador e boa faca são fundamentais. Além de um bom kit de recepientes e temperos".

Ficou com vontade de fazer aquele churrasco? Veja receitas e dicas:

Carne

Acompanhamentos

Molhos para o churrasco


    Veja Também

      Mostrar mais