Taí um assunto que vire e mexe rende discussão entre os churrasqueiros de plantão: como temperar a carne? O sal vai antes ou depois de assar a carne? Dá para usar algum tempero diferente? Há várias respostas para essas perguntas.
Leia também: Frango no churrasco: da escolha dos cortes a receitas para surpreender os amigos
Um bom churrasco é aquela que agrada os convidados e, para isso, você pode optar pelos temperos de sua preferência, mas há, sim, algumas dicas valiosas para não vacilar na hora de temperar a carne.
1. Qual tipo de sal e quando usar?
Muitos mestres churrasqueiros são fãs do chamado sal de parilla . Ele é um pouco mais fino que o sal grosso, mas não tanto quanto o sal de cozinha. Você pode comprá-lo pronto ou preparar em casa, pulsando o sal grosso no liquidificador.
Se essa for a sua opção, a dica de especialistas entrevistados pelo iG Receitas é de colocar o sal só depois da carne pronta, assada. Se fizer antes, ele vai penetrar na carne e fazer com que ela perca água e, consequentemente, suculência.
A orientação é temperar a carne com sal de parilla assim que retirar a peça da churrasqueira e deixá-la descansar alguns minutos antes de cortar e servir. Veja mais detalhes:
Leia também: Sal antes ou depois no churrasco? Veja dicas de especialistas
2. E o sal grosso?
O sal grosso sempre foi associado a churrasco e também pode ser usado. Nesse caso, a indicação é colocar sobre a carne antes de levá-la à grelha, como afirmam os especialistas da Tramontina no blog da marca.
E uma dica que vale para ambos os casos: prepare a carne em temperatura ambiente. Ou seja, se ela estiver refrigerada, retire da geladeira uns 30 minutos antes de temperar ou de levar à brasa.
3. Outros temperos
Mais uma ideia é apostar no estilo americano para temperar a carne do churrasco. Por lá, eles não ficam apenas no sal e investem em combinação que levam itens como páprica, pimentas e até açúcar e canela. O resultado pode ser, dependendo da combinação, um churrasco mais defumado ou uma carne caramelizada.
Você pode usar temperos secos e apenas esfregar na carne antes de levá-la à churrasqueira ou preparar marinadas. Saiba mais:
Leia também: Como fazer um churrasco americano
Carne temperada, é hora de partir para a churrasqueira, reunir os amigos e curtir!