Taí um assunto que vire e mexe rende discussão entre os churrasqueiros de plantão: como temperar a carne? O sal vai antes ou depois de assar a carne? Dá para usar algum tempero diferente? Há várias respostas para essas perguntas.

Leia também: Frango no churrasco: da escolha dos cortes a receitas para surpreender os amigos

Churrasqueiro temperando com sal grosso duas peças de carne arrow-options
shutterstock
A maneira mais comum de temperar peças de carne no churrasco é salgando apenas com sal grosso, mas essa não é a única maneira de temperar a carne no churrasco!

Um bom churrasco é aquela que agrada os convidados e, para isso, você pode optar pelos temperos de sua preferência, mas há, sim, algumas dicas valiosas para não vacilar na hora de temperar a carne.

1. Qual tipo de sal e quando usar?

Sal em um pote que foi derramado em cima de uma colher de madeira arrow-options
shutterstock
Sal grosso, sal de de cozinha ou o preferido dos churrasqueros, o sal Parilla?

Muitos mestres churrasqueiros são fãs do chamado sal de parilla . Ele é um pouco mais fino que o sal grosso, mas não tanto quanto o sal de cozinha. Você pode comprá-lo pronto ou preparar em casa, pulsando o sal grosso no liquidificador.

Se essa for a sua opção, a dica de especialistas entrevistados pelo iG Receitas é de colocar o sal só depois da carne pronta, assada. Se fizer antes, ele vai penetrar na carne e fazer com que ela perca água e, consequentemente, suculência.

A orientação é temperar a carne com sal de parilla assim que retirar a peça da churrasqueira e deixá-la descansar alguns minutos antes de cortar e servir. Veja mais detalhes:

Leia também: Sal antes ou depois no churrasco? Veja dicas de especialistas

2. E o sal grosso?

Três peças de picanha com sal grosso por cima arrow-options
shutterstock
Temperar a carne com sal grosso é o método mais famoso, e também a maneira mais simples, de temperar a carne nos churrascos.

O sal grosso sempre foi associado a  churrasco e também pode ser usado. Nesse caso, a indicação é colocar sobre a carne antes de levá-la à grelha, como afirmam os especialistas da Tramontina no blog da marca.

E uma dica que vale para ambos os casos: prepare a carne em temperatura ambiente. Ou seja, se ela estiver refrigerada, retire da geladeira uns 30 minutos antes de temperar ou de levar à brasa.

3. Outros temperos

Peças de carne temperadas com laranja e páprica arrow-options
shutterstock
Existem diferentes maneiras de temperar a carne para por na brasa da grelha!

Mais uma ideia é apostar no estilo americano para temperar a carne do churrasco. Por lá, eles não ficam apenas no sal e investem em combinação que levam itens como páprica, pimentas e até açúcar e canela. O resultado pode ser, dependendo da combinação, um churrasco mais defumado ou uma carne caramelizada.

Você pode usar temperos secos e apenas esfregar na carne antes de levá-la à churrasqueira ou preparar marinadas. Saiba mais:

Leia também: Como fazer um churrasco americano

Carne temperada, é hora de partir para a churrasqueira, reunir os amigos e curtir!

    Veja Também

      Mostrar mais