Tamanho do texto

Quando se fala em tempero de churrasco, geralmente o que vem à mente é sal grosso e mais nada. Mas qual o melhor momento de usá-lo?

Taí uma dúvida muito comum ao pensar em como temperar carne para churrasco: quando usar sal? Posso usar antes ou mesmo durante o preparo ou ele só deve entrar no final, com a carne já pronta? Será que assim a carne vai ficar, digamos, "pegar gosto"?

carne de churrasco pronta arrow-options
shutterstock
Há quem defenda que o sal deve ser colocado apenas ao final do preparo, mas será que só assim dá certo? Veja como temperar carne para churrasco

Leia também: 5 dicas para fazer a melhor carne de churrasco

O assunto divide opinões. Muitos chefs e especialistas em churrasco defendem a segunda opção. Perguntamos ao chef Alê Flit, que comanda o BBQ Company House, em São Paulo, se é preciso salgar a carne antes de fazer o churrasco. A resposta foi categórica: "Não". 

Alê Santilli, empresário brasileiro que faz churrascos na Itália, concorda. "O sal deve ser colocado quando a carne já estiver pronta, pois ela vai absorvê-lo bem rapidamente", afirma. Portanto, se o problema ao saber como temperar carne para churrasco é se o prato "pegará gosto", questão resolvida! 

Entretanto, se preferir colocar sal antes, a dica do Montana Grill é não fazer isso com muita antecedência. "Tempere a carne quando a churrasqueira estiver bem quente. Quanto mais tempo a carne ficar 'descansando' antes de ser assada, mais sal ela vai absorver", ressaltam os especialistas da rede de restaurantes. A ideia é deixar a brasa na temperatura ideal, salgar a carne e, em seguida, já colocá-la na grelha. 

Qual sal usar no churrasco?

sal na carne arrow-options
shutterstock
Sal grosso é um clássico para o churrasco, mas você tem pode usar outras variações

O clássico quando se pensa em churrasco é o sal grosso . Segundo o Montana Grill, você pode colocar o quanto de sal quiser na carne pois, quando ela chegar ao ponto de mal passada, basta bater nela suavemente com as costas de uma faca para retirar o excesso. O restante irá penetrar conforme for derretendo. 

Alê Flit e Alê Santilli, que seguem a linha de salgar a carne depois, tem outras sugestões. O chef do BBQ Company House é adepto do sal marinho Maldon . Ele é um produto de origem inglesa, é apresentado em lascas e ajuda a realçar o sabor dos alimentos. 

Já o empresário aposta no sal de parrilla . Trata-se de um item muito usado na Argentina e que, segundo Santilli, tem uma granulação média, entre o sal grosso e o fino. Você pode comprar esse item em mercados ou mesmo fazê-lo em casa. A dica do profissional é pulsar o sal grosso no liquidificador para obter essa textura um pouco mais fina e temperar a carne já assada. 

Santilli ainda lembra que há quem usa o sal rosa  no churrasco. "Tem gente que defende que esse sal realça ainda mais o sabor da carne por conta dos sais mineirais presentes nele, que dão a coloração rosada. Entretanto, a diferença dele para os outros é muito sutil. Mas vale tomar cuidado porque o sal rosa é mais fraco, não tem tanto poder de salgar como os outros", explica. 

Mais dicas para acertar no churrasco

picanha arrow-options
shutterstock
Além de usar sal da maneira certa, o ponto da brasa e a escolha da carne são determinantes para o churrasco ficar bom

Saber como temperar carne para churrasco é importante para acertar no preparo, mas não é tudo. De que adianta ter o sal certo se a carne escolhida não foi a melhor opção? As melhores e as piores carnes para churrasco já foram temas de reportagem do iG Receita. Relembre: 

Além disso, o fogo é outro ponto essencial. Alê Santilli também já deu dicas sobre isso por aqui. Segundo o empresário, ter a brasa adequada começa na escolha do carvão. Leia mais: