Quem não gosta de reunir os amigos e fazer um churrasco no fim de semana? A comemoração fica completa com bebidas e melhor ainda se a personagem principal, a carne, for irresistível. Mas como fazer a melhor carne de churrasco?

churrasco
Reprodução/ Instagram @marioportellamg
O chef Mário Portella dá dicas para a melhor carne de churrasco. Em seu Instagram ele posta todas suas criações

Leia também: Acompanhamento para churrasco: veja receitas para variar o cardápio

O chef mineiro Mário Portella, especialista em carnes e métodos de conservação, e responsável pelo cardápio da Casa Petrópolis, novo restaurante do centro de Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, passou ao iG Receitas cinco passos para você ter a melhor carne de churrasco em suas festas e surpreender os amigos.

Passo 1 – Bons ingredientes

O básico de um bom churrasco é uma boa carne . O chef Mário Portella aponta que os cortes de boi Angus e Wagyu são os melhores do mercado. Em geral, essas peças custam 75% a mais do que as convencionais, mas tudo por uma boa refeição, não é mesmo?

Passo 2 - Preparo da brasa

O chef também indica que é essencial acender a brasa do churrasco meia hora ou 40 minutos antes de colocar a carne para assar.

Passo 3 - Carvão ou lenha?

O carvão é o segundo elemento mais importante e mais usado em festas em família, mas também tem quem use lenha em sua cozinha. Para as pessoas que preferem a segunda opção o importante é adquirir lenha de madeiras frutíferas .

Segundo Portella, as madeiras frutíferas soltam menos substâncias tóxicas nos alimentos e ainda defumam a carne com um sabor adocicado. Em mercados no geral é possível encontrar pacotes com as lascas dessa lenha a partir de R$30.

Saiba mais dicas sobre o carvão ideal para churrasco, clicando aqui .

Passo 4 – A pressa é a inimiga da perfeição

O grande segredo para a melhor carne de churrasco é certamente o descanso. Você já deve ter reparado que quando corta sua carne, assim que ela sai da brasa, um líquido se acumula na tábua, não é?

Pois bem, o segredo é retirar a carne da brasa e deixá-la descansar por alguns minutos para que esse líquido seja absorvido e a deixe mais suculenta. De acordo com Portella, um bife com 250g precisa descansar entre 1 a 2 minutos.

Passo 5 - Tempero

O último, porém mais importante passo para a melhor carne de churrasco, é o ato de salgar a carne . É muito comum ver as pessoas jogarem o sal grosso sobre os bifes enquanto eles estão na brasa, mas o procedimento correto é salgar somente depois de cortá-la.

Não tem restrição de quantidade, mas a qualidade é essencial. O melhor sal para a carne de churrasco é o flor de sal, encontrado com facilidade nos supermercados a partir de R$ 25.

Leia também: O churrasco brasileiro versus o assado argentino; conheça as diferenças

Ficou interessado nas dicas do chef Mário Portella para fazer a  melhor carne de churrasco ? Reproduza em sua casa, na festa com a família ou amigos, e conte-nos se deu certo.

Serviço:

Casa Petrópolis
Endereço: Av. Dr. Vitor Godinho, 44, Capivari
Telefone: (12) 3663-3010
Horário de Funcionamento: Segunda; Quarta a domingo a partir das 12h até o último cliente
Capacidade: 150 lugares
Forma de pagamento: dinheiro, cartões de débito e crédito e pagamento digital
Acessibilidade/ Conexão Wi-fi Gratuita/ Aceita reservas/ Crianças /Pet Friendly

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!