Na última sexta-feira (24) foi comemorado o dia do churrasco, e nada melhor do que celebrar a data fazendo uma boa carne na brasa. Porém, devido à pandemia pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), ficou um pouco mais difícil conseguir apreciar um bom churrasco .

Leia também: Como fazer churrasco no forno? Veja dicas e receitas

Maurício Rodrigues em uma foto.
Reprodução/Maurício Rodrigues
Maurício Rodrigues, blogueiro que compartilha suas receitas feitas na Air Fryer nas redes sociais, deu dicas de como fazer a carne feita na air fryer ter aquele gostinho de churrasco

Com os restaurantes especializados em churrasco todos fechados, os amantes da carne assada que não tem churrasqueira estão em uma situação muito difícil. Mas para quem não desiste da ideia de fazer churrasco em casa, o iG Receitas conversou com Maurício Rodrigues, blogueiro que compartilha receitas feitas na Air Fryer em seu perfil no Instagram, o @Fritadeiras.

O especialista ensina como dar um gostinho de churrasco para a carne, mesmo quando feita no eletrodoméstico. Está pronto? Pegue o caderno de receitas para anotar.

Preaqueçer a air fryer com antecedência é essencial

carne de churrasco sendo cortada
Divulgação/Churrasqueadas
Maurício Rodrigues, blogueiro que compartilha suas receitas feitas na Air Fryer nas redes sociais, deu dicas de como fazer a carne feita na Air Fryer ter aquele gostinho de churrasco

Como primeiro passo, Maurício recomenda que a air fryer seja preaquecida com antecedência, atingindo a temperatura ideal antes de colocar o alimento desejado, seja carne, frango ou peixe, para cozinhar. ''A primeira dica é pré-aquecer por 5 minutos no mínimo, em 200° C'', ensina o blogueiro.

Além disso, Maurício também recomenda que as carnes sejam temperadas com sal grosso, abrindo oportunidade para o cozinheiro também usar outros temperos. ''Depois de preaquecer, coloque as carnes em bifes grossos ou espetinhos, essas devem estar temperadas apenas com sal grosso, mas se gostar, pode usar também pimenta moída na hora e chimichurri'', recomenda.

Atenção ao ponto desejado

Uma peça de carne, cozinhada ao ponto, em uma tábua de carne.
shutterstock
Assim como na churrasqueira, quanto mais tempo a carne ficar na air fryer, mais seca ela ficará

Maurício Rodrigues chama a atenção para que o cozinheiro retire as carnes da air fryer assim que o ponto desejado seja atingido . ''As carnes devem ficar apenas até o ponto desejado de cada um, sendo mal passado, ao ponto ou bem-passado'', explica. ''Nunca deixe tempo demais, pois isso deixará a carne seca, assim como acontece na churrasqueira tradicional'', finaliza.

Tem como ficar com gostinho de churrasco na air fryer sim!

Duas peças de carne sendo temperadas com sal grosso.
shutterstock
De acordo com Maurício Rodrigues, temperando a carne apenas com sal grosso já é possível obter um sabor bem semelhante ao churrasco tradicional

Apesar de não utilizar nenhum tipo de óleo ou brasa no processo de cozimento dos alimentos, a air fryer pode deixar a carne com aquele gostinho de churrasco.

''Na air fryer já se obtêm um sabor semelhante ao churrasco, pela própria carne e por ser temperado apenas com sal grosso, dentro do processo da própria air fryer de preparo'', diz Maurício. ''Caso a pessoa queira um sabor a mais de defumado, uma dica é usar um toque de fumaça líquida ou em pó na hora de temperar'', ensina o blogueiro.

Maurício também desaconselha o uso de carvão como uma alternativa para deixar os alimentos com gosto de defumado quando feito no eletrodoméstico.

''O uso do carvão não é bom, já que geralmente colocam ele aceso na air fryer, pode danificar o aparelho e até causar incêndios, além de poder passar para o alimento, substâncias que não são boas para o consumo'', alerta. ''O aparelho não é desenvolvido para um uso como este, então caso aconteça algo com o eletrodoméstico, é considerado mal uso'', completa.

Leia também: Paola Carosella, Rita Lobo e mais: chefs ensinam receitas para fazer em casa

Outras proteínas podem cozinhar junto com a carne

4 Linguiças toscanas inteiras em uma tábua de madeira, prontas para o consumo.
shutterstock
Outros alimentos como frango e linguiça também podem ser cozinhados junto com a carne dentro do eletrodoméstico

De acordo com o blogueiro, cozinhar outras proteínas como frango e linguiça, que também são bem populares em churrascos, podem dar um sabor ainda mais especial para os alimentos.

''Cozinhar as carnes, frangos e linguiças juntas também deixam com mais sabor de churrasco, pois as gorduras e aromas se unem durante o preparo'', explica Maurício.

    Veja Também

      Mostrar mais