Nesta sexta-feira (24) comemora-se o Dia do Churrasco, considerado prato típico e símbolo do estado do Rio Grande do Sul. Para entrar no clima, nada melhor do que uma boa carne suculenta para o almoço, não é mesmo?
Leia também: Aprenda como fazer 5 receitas de carne assada
Porém, como o momento pede isolamento, pode ser que você precise se adaptar e preparar um churrasco no forno . E não há problema nisso! Inclusive, é possível fazer uma boa carne assada no forno e garantir o gostinho de churrasco. O segredo está na forma como você vai temperar a peça.
Segundo o churrasqueiro José Almiro, do Canal Churrasqueadas, no forno é possível preparar os mais diversos cortes: picanha, miolo de alcatra, maminha, costela, cupim, lagarto e contrafilé, por exemplo. “O ideal é fazer a peça inteira e também é interessante recheá-las”, ensina.
Picanha de forno perfeita
O clássico do churrasco também pode ser feito no forno. Almiro orienta um preparo simples da picanha no forno , mas que vai garantir suculência e sabor: tempere apenas com sal e pimenta do reino, e coloque a peça com a gordura virada para cima, assim ela irá derreter e penetrar na carne. Deixe assar por aproximadamente 1 hora a 180 ºC.
Leia também: Como fazer picanha: aprenda três formas diferentes de preparar
Como deixar com “gostinho de churrasco”?
Uma das principais diferenças em fazer a carne na churrasqueira e no forno está no “gostinho de churrasco” que as pessoas tanto amam. No entanto, o profissional aponta algumas saídas para manter esse sabor, mesmo mudando o método de preparado.
“Você pode pegar um pedaço de madeira frutífera e colocar fogo para que solte a fumaça. Tente colocar a carne em um lugar onde essa fumaça chegue na carne para aromatizar. Depois, asse a carne no forno”, sugere. Além disso, existe a possibilidade de utilizar fumaça líquida ou em pó para garantir o aroma de defumado. Também é possível apostar em molhos como barbecue.
Receitas de churrasco no forno
José Almiro selecionou duas receitas para fazer em casa e comemorar o Dia do Churrasco . Confira:
Você viu?
Leia também: 3 formas de temperar a carne do churrasco
Cupim injetado com tempero de manjericão
Que tal usar ervas frescas para dar um gostinho especial na carne? A ideia dessa receita é rechear o cupim com um tempero feito à base de manjericão, o que vai garantir um sabor único e diferenciado. Veja como fazer:
Ingredientes:
- 2 kg de cupim
- 1 maço de salsinha
- 1 cebola grande
- 6 dentes de alho
- 6 ramos de alecrim
- 6 ramos de manjericão
- 1 lata de cerveja branca
- 4 colheres (sopa) de molho inglês
- 1 colher (sopa) de sal
- 100gr de manteiga
- Sal grosso
- Papel Alumínio
Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes de tempero no liquidificador. Bata bem. Com ajuda de uma seringa, injete o tempero por todo o cupim. Passe a mistura por fora também. Embrulhe no papel alumínio. Leve ao forno por 3 horas a 180ºC.
Rendimento: 8 porções
Tempo: 3 horas
Picanha recheada com quatro queijos
Se você é fã de queijo, precisa testar essa receita. O clássico do churrasco ganha uma versão especial para o forno: recheio quatro queijos. Almiro ensina a fazer uma picanha recheada com provolone, mussarela, parmesão e gorgonzola. Veja como fazer:
Ingredientes:
- 1 picanha
- 70 g de provolone
- 70 g de mussarela
- 70 g de parmesão
- 70 g de gorgonzola
- Sal grosso
Modo de preparo: Com uma faca afiada, faça um corte no meio da picanha, no sentido do comprimento, preservando 1,5 cm da borda. Deslize a faca para o centro formando uma bolsa. Coloque a mão e puxe para virar a picanha do avesso. Em um recipiente, misture os queijos parmesão, gorgonzola, mussarela e provolone. Recheie a picanha com a mistura de queijos e feche a abertura com palitos para o recheio não escapar. Coloque em uma forma, tempere com o sal grosso e leve ao forno médio, preaquecido, por 50 minutos.
Rendimento: 4 porções
Tempo: 1 hora