Já faz tempo que a picanha é item quase obrigatório na maioria dos churrascos pelo Brasil. Grelhada na churrasqueira e temperada apenas com sal grosso, o sabor e maciez são garantidos quando e peça é feita do jeito certo.
Leia também: Azeite, vinagre ou algo a mais? Veja dicas para não errar no tempero da salada
Mas não é só isso! É possível preparar a picanha de outras formas além da grelha, como na pedra de sal. Os diferentes métodos dão um sabor especial à peça, além de ser uma maneira diferente de servir a carne.
Ao iG Receitas , Larissa Morales, do canal no YouTube Larica na Brase, ensina três métodos diferentes de como fazer picanha .
1. Picanha na pedra de sal
Famosa por prometer benefícios à saúde, o método que ainda não é muito famoso entre os brasileiros, mas vem ganhando popularidade nos últimos anos. Além de carne de boi, a pedra de sal também pode cozinhar peixes, aves, legumes e verduras.
Antes de tudo, para fazer a picanha na pedra de sal é necessário o pré-aquecimento da pedra de sal. "Para isso leve a pedra de sal ao forno, no fogo mais baixo, por 15 minutos, e depois aumente para o fogo mais alto do forno por mais 30 minutos’’, recomenda Larissa.
"Retire do forno, coloque em uma forma de assar, e disponha as picanhas fatiadas, isso vai te facilitar na hora de limpar, pois a gordura escorre’’, continua. Depois que o primeiro lado selar, vire a picanha até ficar no mesmo ponto. Não se esqueça de selar a gordura também!
"A pedra de sal salga, mas não o suficiente. Portanto, é necessário acertar o sal no fim, com flor de sal'', finaliza.
Leia também: Clássico do churrasco: saiba como escolher, preparar e cortar picanha
2. Picanha engessada
Outro método diferente, a picanha engessada é envolta numa camada de sal grosso e levada ao forno.
"Para fazer uma picanha engessada é necessário somente sal e água, mas muito sal para cobrir a peça toda. A quantidade varia conforme o tamanho da sua picanha. É só misturar o sal com água, formando uma pasta'', avisa a chef.
Após fazer a mistura, faça uma base de sal, que seja grande o bastante para o tamanho da peça da carne, em uma forma própria para o forno. Depois, coloque a picanha na forma e cubra-a com a mistura de sal grosso e água. Não se esqueça de cobri-la por completo, sem deixar nenhum pedaço da carne exposto.
"Leve ao forno, e deixe por mais ou menos 45 minutos a 180 graus. Para servir, deixe descansar pelo menos 10 minutos. Isso vai ajudar ao suco da carne voltar para as extremidades, e deixa-lá mais suculenta.’’, sugere Larissa.
A pesar da quantidade de sal utilizada, a picanha não fica salgada e fica extremamente suculenta.
3. Picanha Desfiada
Um ótimo método de incrementar seu prato ou lanche, a picanha desfiada é opção para aqueles que querem aproveitar ao máximo a peça de carne de uma forma bem fácil.
Leia também: Culinária portuguesa vai muito além de bacalhau e pastel de Belém; veja receitas
"Tempere a picanha com sal grosso e pimenta-do-reino. Embrulhe no papel alumínio ou celofane, e leve ao forno a 200 graus por 1 hora e 40 minutos’’, ensina. Após ficar pronta, é só desfiar a carne com um garfo ou utensilio de sua preferência. ‘’Não despreze a gordura, ela vai ajudar no sabor e suculência', complementa.
A picanha desfiada fica uma delícia com qualquer prato ou sanduíche.