Há quem goste de salada temperada apenas com sal e vinagre, outros preferem azeite e há ainda os fãs molhos diferentes. A verdade é que não existe certo ou errado na hora de fazer o tempero da salada, mas, sim, truques para garantir um sabor mais harmônico.
Leia também: Como fazer marinada? Veja dicas para acertar o tempero da carne
“O importante é ter um tempero balanceado para a sua salada, nem muito cítrico, nem muito gorduroso”, pontua a chef Bianca Folla. Portanto, não é possível dizer se o melhor é azeite, vinagre ou qualquer outro molho. Tudo vai depender do seu gosto e do equilíbrio na hora de misturar os ingredientes.
Vale explorar diferentes sabores, fazendo combinações agradáveis ao paladar que variam conforme a base utilizada para a salada . “Normalmente, as folhas de sabor mais neutro aceitam todo tipo de tempero. Já as folhas de sabor mais pronunciado, combinam com temperos mais suaves”, ensina a chef.
Tempero ideal para a salada
Para quem não sabe nem por onde começar, Bianca sugere apostar em temperos básicos, como azeite, sal, pimenta e vinagre/ limão ou qualquer outro item cítrico.
A chef ainda ensina um vinagre que combina com tudo: “Seria uma parte de vinagre para três partes de óleo. Acrescente sal e pimenta (se gostar) e misture bem! Você tem um molho básico pronto em questão de segundos”.
Para variar, Bianca conta que gosta de acrescentar alho e ervas secas ao vinagrete para dar um gosto diferente. Também é possível colocar mostarda, mel e outros ingredientes na mesma linha. Se você gosta de inovar nos temperos, clique aqui e veja outras receitas de molho para salada .
Atenção ao armazenamento
Saber como armazenar o tempero é muito importante para garantir que continuem adequados e saborosos para o uso. O ideal é colocar os temperos secos em potes de vidros, esterilizados e secos. É interessante colocar uma etiqueta com a validade. Lembre-se de colocar sempre o mesmo tipo de tempero no recipiente, assim os sabores não misturam.
Em relação aos molhos para salada , mistura de óleos e outros temperos com ingredientes frescos, o ideal é consumir imediatamente. Armazenar pode alterar o sabor e estragar rapidamente.
Leia também: Além do alface e tomate! Chefs dão dicas para variar a salada feita em casa
Série “Não erre”
As dicas para não errar no tempero da salada são parte da série "Não erre", publicada toda quinta-feira no iG Receitas . São reportagens especiais com dicas para simplificar o preparo de pratos. Navegue pelo infográfico abaixo e veja tudo o que já ensinamos por aqui: