Quem acha que em Portugal só tem bacalhoada ou pastel de Belém está cometendo um imenso engano. Portugal tem uma rica tradição culinária, com pratos típicos vindo de diversas cidades do país - de Bragança à Bairrada, de Porto até a Serra da Estrela, o que não falta é comida boa.

Leia também: Qual é a principal comida de 10 países do mundo?

“Portugal é um país pequeno, mas com uma gastronomia muito rica e diversificada”, ressalta Pati Lemos, influenciadora digital com mais de 120 mil seguidores em seu Instagram @voumudarparaportugal. 

Segundo Pati, várias das regiões tem seus pratos característicos. No centro do país, por exemplo em Mealhada, na região da Bairrada, a culinária portuguesa é dominada pelos restaurantes que servem leitão. A influenciadora diz que são dezenas a servir o típico “Leitão à Bairrada”, cujo segredo é ser assado inteiro, lentamente, num forno a carvão.

Já na Serra da Estrela, Pati destaca o queijo de ovelha como um ícone da culinária portuguesa . Seguindo para Alentejo, o destaque fica para as migas, feitas de pão amolecido e esmigalhado, que depois é cozido e se transforma numa massa saborosa, que pode se misturar a legumes ou carnes de porco. “É uma solução criativa e deliciosa para se aproveitar o pão amanhecido”, completa Pati. 

Ela ainda destaca outros pratos portugueses e dá detalhes de como prepará-los. Veja as receitas: 

Leia também: Os 10 pratos mais tradicionais do Rio de Janeiro

Feijoca








Poucos sabem, mas Portugal também tem sua versão de feijoada, a Feijoca, mais um prato tradicional da região da Serra da Estrela.  O feijão, que leva o mesmo nome do prato, é maior e mais claro, diferente  do feijão-carioca utilizado no prato brasileiro. Além disso, carnes de porco e linguiça também são utilizados para tornar o prato ainda mais saboroso.

Francesinha








Indo para o norte do país, segundo Pati, Francesinha é um sanduíche que roubou o coração dos moradores da cidade do Porto. Composto por salsicha, bife, presunto, queijo, ovo frito e um molho especial por cima do pão, o lanche gigantesco é capaz de matar a fome de qualquer um.

Veja o passo a passo de como fazer Francesinha

Choco Frito








Em Setúbal, o Choco Frito é uma iguaria que torna a cidade quase em uma parada obrigatória. O Choco, que é uma espécie de molusco, é fervido e depois frito e é servivo acompanhado de batatas fritas e uma mistura de saladas de alface. “No verão, acompanhado de uma cerveja, é dos deuses!”, indica Pati.

Veja passo a passo para preparar Choco Frito

Qual é seu prato favorito da culinária portuguesa ? Compartilha com a gente!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!