De origem italiana, o pão de alho foi criado para ser um antepasto, ou seja, uma iguaria que vem antes da refeição, mas a receita é tão saborosa que passou a ser um acompanhamento para os pratos principais e também é uma figurinha conhecida dos churrascos por aí. 

Leia também: Dicas para agilizar processos na cozinha e ter sempre aquela comidinha caseira

Pão de alho já um clássico dos churrasco e a iguaria pode ganhar seu toque especial. Veja dicas de preparo
shutterstock
Pão de alho já um clássico dos churrasco e a iguaria pode ganhar seu toque especial. Veja dicas de preparo


O pão de alho é vendido de maneira industrializada em supermercados e açougues por todo o país, mas se a sua ideia for fazer a receita em casa, a nutricionista Elen Ribeiro, da Água Doce Sabores do Brasil, separou algumas dicas para você não errar no preparo do pão de alho, desde a escolha do pão até nos ingredientes que você pode adicionar.

1.  Qual tipo de pão usar ?

O pão escolhido vai da preferência do cozinheiro, que pode optar por um pão mais macio, como o de hot dog, ou um pão mais crocante, como a baguete
shutterstock
O pão escolhido vai da preferência do cozinheiro, que pode optar por um pão mais macio, como o de hot dog, ou um pão mais crocante, como a baguete

Segundo a chef, a escolha do pão é tão importante quanto o recheio. Pão francês, baguete, ciabatta e o pão de hot dog são só algumas das opções que você tem para montar a receita. ''O tipo de pão vai da preferência de quem o faz'' , aponta Elen. ''Como sugestão, indico o pão francês'', completa.

Mas além da preferência do cozinheiro, recomenda-se que o pão escolhido possa ser levado ao forno ou à churrasqueria, sem desmontar por causa do recheio ou queimar com muita facilidade.

2. E quais temperos?

A variedade de temperos que você pode usar no seu pão de alho é gigantesca, e você pode temperá-lo da forma que preferir, podendo adicionar sal, pimenta-do-reino, cheiro verde, orégano, salsinha, manjericão, cebola e outras especiarias que preferir.  ''Não existem restrições, o pão de alho é tão versátil que pode ser feito em diversas versões'', comenta a nutricionista.

Leia também: Calda de chocolate perfeita: aprenda três formas de fazer

3. Pasta de alho caseira ou comprada em mercado?

Alho comprado no mercado ou feito em casa, a preferência é do cozinheiro
shutterstock
Alho comprado no mercado ou feito em casa, a preferência é do cozinheiro


''Tanto o alho triturado pronto quanto aquele que você tritura em casa dão um ótimo resultado'' , diz Elen. É comum achar em mercados e açougues a pasta de alho pronta, que tira a necessidade de faze-lá em casa, porém a praticidade vem com um custo. '' O alho triturado em casa promove um sabor diferenciado, remete a um sabor caseiro'', explica a nutricionista.

Há mais uma vantagem ao fazer a pasta em casa: incluir outros ingredientes. ''Uma pastinha de alho triturado combinada com temperos diversos, ou até mesmo incrementada com queijo, presunto, bacon ou frango, agrada a todos os gostos'', completa.

4. Ingredientes adicionais

O pão de alho caseiro possibilita a adição de diversos ingredientes, podendo criar diversas receitas da iguaria
Reprodução/Chef Melchior Neto
O pão de alho caseiro possibilita a adição de diversos ingredientes, podendo criar diversas receitas da iguaria

Se o pão de alho já é gostoso na sua receita tradicional, quando adicionamos ingredientes como queijo, requeijão, manteiga, linguiça, bacon, entre outros, ele pode ficar melhor ainda. ''Em todas as receitas, o modo de preparo é o mesmo: colocar tudo no triturador ou no liquidificador e está pronta a pasta'', aponta Elen. 

Leia também: Frango com batata-doce: 3 formas de variar o clássico

5. Fica melhor no forno ou na brasa da churrasqueira?

''Existem diversas formas de assar um pão de alho: a tradicional na grelha, no forno tradicional, no grill, na frigideira, na fogueira, entre outros. O sabor pode se diferenciar um pouco ao prepará-lo em locais diferentes, mas a versatilidade na forma de preparo vai agradar todos os paladares'', comenta Elen. A escolha no modo de assar vai da preferência do cozinheiro, que tem diversas maneiras diferentes de cozinha a iguaria.

Passo a passo da receita do pão de alho

Anotou todas as dicas e vai fazer pão de alho em casa? Temos a receita completa e detalhada para você! 

Aprenda a preparar pão de alho em casa

Série "Não Erre"

As dicas e receitas para o preparo do pão de alho fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, o "Não Erre". A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo: 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!