De origem italiana, o pão de alho foi criado para ser um antepasto, ou seja, uma iguaria que vem antes da refeição, mas a receita é tão saborosa que passou a ser um acompanhamento para os pratos principais e também é uma figurinha conhecida dos churrascos por aí. 

Leia também: Dicas para agilizar processos na cozinha e ter sempre aquela comidinha caseira

pão de alho
shutterstock
Pão de alho já um clássico dos churrasco e a iguaria pode ganhar seu toque especial. Veja dicas de preparo


O pão de alho é vendido de maneira industrializada em supermercados e açougues por todo o país, mas se a sua ideia for fazer a receita em casa, a nutricionista Elen Ribeiro, da Água Doce Sabores do Brasil, separou algumas dicas para você não errar no preparo do pão de alho, desde a escolha do pão até nos ingredientes que você pode adicionar.

1.  Qual tipo de pão usar ?

Foto de um pão caseiro cortado em pedaços, em cima de uma mesa de madeira.
shutterstock
O pão escolhido vai da preferência do cozinheiro, que pode optar por um pão mais macio, como o de hot dog, ou um pão mais crocante, como a baguete

Segundo a chef, a escolha do pão é tão importante quanto o recheio. Pão francês, baguete, ciabatta e o pão de hot dog são só algumas das opções que você tem para montar a receita. ''O tipo de pão vai da preferência de quem o faz'' , aponta Elen. ''Como sugestão, indico o pão francês'', completa.

Mas além da preferência do cozinheiro, recomenda-se que o pão escolhido possa ser levado ao forno ou à churrasqueria, sem desmontar por causa do recheio ou queimar com muita facilidade.

2. E quais temperos?

A variedade de temperos que você pode usar no seu pão de alho é gigantesca, e você pode temperá-lo da forma que preferir, podendo adicionar sal, pimenta-do-reino, cheiro verde, orégano, salsinha, manjericão, cebola e outras especiarias que preferir.  ''Não existem restrições, o pão de alho é tão versátil que pode ser feito em diversas versões'', comenta a nutricionista.

Leia também: Calda de chocolate perfeita: aprenda três formas de fazer

3. Pasta de alho caseira ou comprada em mercado?

Uma cabeça de alho com alguns dentes de alho ao lado
shutterstock
Alho comprado no mercado ou feito em casa, a preferência é do cozinheiro


''Tanto o alho triturado pronto quanto aquele que você tritura em casa dão um ótimo resultado'' , diz Elen. É comum achar em mercados e açougues a pasta de alho pronta, que tira a necessidade de faze-lá em casa, porém a praticidade vem com um custo. '' O alho triturado em casa promove um sabor diferenciado, remete a um sabor caseiro'', explica a nutricionista.

Há mais uma vantagem ao fazer a pasta em casa: incluir outros ingredientes. ''Uma pastinha de alho triturado combinada com temperos diversos, ou até mesmo incrementada com queijo, presunto, bacon ou frango, agrada a todos os gostos'', completa.

4. Ingredientes adicionais

Um pão de alho recheado
Reprodução/Chef Melchior Neto
O pão de alho caseiro possibilita a adição de diversos ingredientes, podendo criar diversas receitas da iguaria

Se o pão de alho já é gostoso na sua receita tradicional, quando adicionamos ingredientes como queijo, requeijão, manteiga, linguiça, bacon, entre outros, ele pode ficar melhor ainda. ''Em todas as receitas, o modo de preparo é o mesmo: colocar tudo no triturador ou no liquidificador e está pronta a pasta'', aponta Elen. 

Leia também: Frango com batata-doce: 3 formas de variar o clássico

5. Fica melhor no forno ou na brasa da churrasqueira?

''Existem diversas formas de assar um pão de alho: a tradicional na grelha, no forno tradicional, no grill, na frigideira, na fogueira, entre outros. O sabor pode se diferenciar um pouco ao prepará-lo em locais diferentes, mas a versatilidade na forma de preparo vai agradar todos os paladares'', comenta Elen. A escolha no modo de assar vai da preferência do cozinheiro, que tem diversas maneiras diferentes de cozinha a iguaria.

Passo a passo da receita do pão de alho

Anotou todas as dicas e vai fazer pão de alho em casa? Temos a receita completa e detalhada para você! 

Aprenda a preparar pão de alho em casa

Série "Não Erre"

As dicas e receitas para o preparo do pão de alho fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, o "Não Erre". A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo: 


    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários