churrasco
Divulgação/Churrasqueadas
O churrasco de fim de ano pode ficar mais saboroso


Tradição para alguns, o churrasco de fim de ano é uma ótima opção para o revéillon. Mas o que fazer quando se quer comer uma carne na brasa ?

Conversamos com o churrasqueiro José Almiro, do Churrasqueadas, para saber melhor como organizar um bom churrasco para o fim de ano sem pesar no bolso. Desde reaproveitar carnes da  ceia de Natal até comprar outros tipos de carne, tudo é possível na hora de organizar o churrasco.

IG - Quais as carnes mais caras e as mais baratas neste momento?

José Almiro - Houve um aumento geral, mas José Almiro aponta que é possível fazer um belo churrasco. "A carne de frango e a suína são excelentes opções. Cortes como a sobrecoxa e coxa de frango são ótimas para fazer um assado com um molho de mostarda e shoyu. Cortes suínos como o pernil, mignonzinho e costelinha também são uma boa opção custo benefício. Já bovino, você pode optar pela fraldinha e maminha", afirma. 

Mas ele também lembra as carnes que você deve evitar caso queira economizar. "A picanha , filé mignon, contrafilé e miolo de alcatra são os cortes bovinos mais nobres e caros", indica. 


O pão de alho e o queijo coalho também estão caros?

Bem, se quer um queijinho, melhor evitar para não doer no bolso. "O queijinho é um ótimo acompanhamento, mas como muita gente pensa, o quilo do queijinho pode sair mais caro que o quilo de uma carne suína ou até mesmo bovina. Mas o  pão de alho é uma boa opção de entrada, com um custo relativamente baixo e um bom rendimento", diz.

Mas quero um churrasco barato, como fazer?

"O ideal é variar nos cortes, incluir mais acompanhamentos como pão de alho, farofa, salada, arroz, uma boa quantidade de frango e suíno, e um pouco de fraldinha e maminha para quem não abre mão da carne bovina", afirma.

Posso reutilizar carnes do Natal no churrasco?

Como a ceia de Natal é repleta de comida e sempre sobra, é possível inovar no churrasco também. "Dá para fazer um bom salpicão com frango, chester, e o peru que sobrar. É possível fazer um arroz carreteiro com as carnes bovinas e suínas, ou até uma macarronada", aponta.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários