Já é hora de começar a planejar a ceia de Natal e fazer a lista de compras para o mercado. Na hora de colocar os ingredientes na ponta do lápis, o valor pode pesar no bolso e fugir do orçamento, principalmente em tempos de preços elevados. Mas, como economizar nas festas de fim de ano?

Leia também: Panetone para adoçar o Natal! Veja opções e lançamentos de R$ 6,90 a R$ 240

É possível fazer uma ceia de Natal saborosa sem gastar tanto, basta adotar algumas práticas de economia
shutterstock
É possível fazer uma ceia de Natal saborosa sem gastar tanto, basta adotar algumas práticas de economia

Fazer substituições e apostar em produtos nacionais são alguns exemplos de economia. Para te ajudar a deixar a ceia de Natal mais barata , listamos cinco dicas e sugerimos receitas mais baratas, mas tão saborosas quanto os tradicionais pratos natalinos. Confira:

1. Faça substituições

Fazer substituições é o segredo para baratear os custos. O tradicional peru natalino, por exemplo, pode ser substituído por frango e o resultado ser tão bom quanto. O chef Antonio Cipullo sugere um frango inteiro assado ou apenas pedaços, como a sobrecoxa, por exemplo. Um tempero diferente dará o toque especial ao prato. Ele sugere fazer frango assado com batatas e alecrim.

Já Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, fala que também é possível fazer a ave com molho de laranja. Ela também dá a ideia de trocar o clássico salpicão de frango pela versão vegetariana. Sem a carne, a receita fica bem mais barata.

Você viu?

2. Invista em compras em atacados

A maioria das receitas natalinas levam castanhas, nozes e frutas secas – ingredientes mais “salgados” no bolso. Se você faz questão de comê-los, Cipullo dá a dica: “É possível comprar em supermercados tipo atacadistas, onde você pode comprar pacotes de um quilo que chagam a custar 1/4 do valor de mercados normais”.

3. Aposte em frutas frescas

Uma visita à feira do bairro pode garantir frutas frescas por um preço bem mais barato do que no mercado. Aposte nelas não apenas na sobremesa, mas também na entrada na hora de preparar uma salada, como sugere o chef.

4. Compre produtos nacionais

Evite comprar produtos importados para as festas, isso vai pesar mais no seu bolso. Aproveite a diversidade do Brasil e aposte nos produtos nacionais. É ainda mais interessante se você observar quais os ingredientes do verão. Os produtos da época são sempre mais baratos.

5. Faça uma ceia coletiva

Algumas famílias já tem o hábito de dividir os custos da ceia. Se você ainda não faz isso, experimente uma ceia coletiva esse ano. A ideia é reunir amigos e familiares para o jantar e cada um fica responsável por um prato. Dessa forma, não fica pesado para ninguém.

Leia também: Rabanada perfeita! Veja dica para não errar e 5 receitas para variar no doce

Receitas para uma ceia de Natal mais barata

O frango assado é uma substituição mais barata para o tradicional peru de Natal
shutterstock
O frango assado é uma substituição mais barata para o tradicional peru de Natal

Veja algumas receitas para uma ceia de Natal completa , saborosa e bem mais em conta. Confira as opções:

Entrada

Prato Principal

Acompanhamentos

Sobremesa

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!