Bolinho de chuva é um grande clássico do tempo mais frio e do café da tarde. A massa frita é feita com ingredientes simples e geralmente é passada no açúcar e canela. Pode ser a versão simples ou com  recheios diferentes .

bolinho de chuva
Arquivo iG
O bolinho de chuva é uma delícia para qualquer fim de tarde


Mas até para fazer um bolinho tão simples e conhecido existem alguns truques para deixá-lo mais saboroso e com o formato correto. Por isso, o iG Receitas reuniu dicas de especialistas para você que quer esquentar o dia com essa  receita de vovó .

Massa ideal de bolinho de chuva

bolinho
Oba Hortifruti/divulgação
A farinha tradicional é a melhor


Primeira coisa para acertar no bolinho de chuva é escolher a farinha correta. Segundo a doceira do Parada do Bolo, Luciana Romeo, a farinha mais utilizada é a de trigo. 

Já para a chef patissier Andrea Follador, a farinha branca pode ser substituída. "Tanto a integral quanto a farinha de arroz podem ser utilizadas nessa preparação", afirma a especialista.

Seja qual for a sua preferência, ela não pode estar úmida. Como o bolinho é frito em imersão, isso pode prejudicar o resultado, como aponta a chef Malu Mello.

Ela também ressalta que acertar a quantidade de açúcar é importante para acertar o ponto da massa. "Se colocar muito açúcar, a massa ficará líquida e não será possível dar formato ao bolinho. Será necessário reajustar a receita para que funcione", afirma Malu.


E para não errar na proporção, Luciana traz uma dica antiga de avó. "A proporção que minha avó sempre ensinou foi a de 2 xícaras de farinha de trigo para 1 xícara de açúcar", aponta a doceira.

Nada de bolinho cru! Saiba como acertar na hora da fritura

óleo
shutterstock
O óleo deve estar quente, mas faça um teste simples para verificar a temperatura


O óleo pode ser um vilão na hora de preparar o bolinho de chuva. Malu Mello aponta que a temperatura pode estragar o resultado. "Se estiver muito frio, o bolinho absorve muito óleo e ficará gorduroso. E se estiver muito quente, a massa queima por fora e fica crua por dentro", afirma a chef.

A temperatura ideal é entre 170ºC e 180ºC. Mas como muitos não têm um termômetro culinário em casa, Malu indica um teste simples. "Coloque um pingo da massa no óleo para ver se frita", aponta a profissional.

Andre lembra outro truque. "Jogue um palito de fósforo na panela com óleo. Quando ele acender, é sinal de que o óleo está na temperatura correta", ensina ela. 

Também não exagere na quantidade de óleo. Segundo a chef patissier, a quantidade ideal é aquela que é suficiente para cobrir os bolinhos. 

Como dar o formato ao bolinho de chuva?

bolinho de chuva
shutterstock
Utilize uma colher para fazer o formato do bolinho


Além de evitar o açúcar a mais na massa, uma boa opção para deixar o bolinho no formato ideal é o auxílio de uma colher. "Pegue a massa com uma colher funda e com o auxílio de outra colher, coloque a massa sobre o óleo quente", afirma Malu Mello.

Outra dica que a chef dá é de não mexer na massa enquanto ela frita. O ideal é esperar que forme uma casquinha crocante. Andrea Follador lembra que o ponto da massa é essencial. "É mais fácil modelar com a massa cremosa", aponta Andrea.

E os recheios?

bolinho de chuva
shutterstock
Há diversos recheios saborosos para o bolinho de chuva


Apesar do clássico bolinho passado no açúcar e canela, há diversos recheios saborosos para você testar! Malu dá a ideia de rechear com imaginação e criatividade. "Banana, maçã, goiabada e doce de leite, são boas ideias. Você pode também misturar os recheios picados a massa, por exemplo", afirma a chef.

Luciana dá a dica de colocar nozes e amendoim na massa, que pode deixar o bolinho mais crocante e saboroso.

Receitas de bolinho de chuva

bolinho de chuva
Reprodução
O bolinho de chuva com oreo é uma delícia que evolui a receita clássica


Anotou todas as dicas? Então aproveite e conheça algumas receitas de bolinho de chuva, desde o clássico até recheado com Oreo!

Série "Não Erre"

As dicas e receitas para o preparo do bolinho de chuva fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, o "Não Erre". A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo: 


    Veja Também

      Mostrar mais