Com o frio chegando e com muita gente passando mais tempo em casa, o bolinho de chuva  se torna uma ótima pedida para um café da tarde com gostinho de infância e comidinha da vovó. A famosa receita de massa frita com açúcar e canela é um clássico certeiro e que pode ficar ainda melhor na versão recheada. 

bolinho de chuva
shutterstock
Bolinho de chuva é um doce tradicionalmente português, feito com leite, farinha de trigo, ovo e fermento



O bolinho de chuva recheado pode levar goiabada, brigadeiro ou banana, ou você pode inovar na receita e incluir o seu recheio preferido. Para isso, pode fazer o doce de duas matérias. 

Uma opção, segundo restaurante Divino Fogão,  é fazer a  receita tradicional e cortar o bolinho já frito para colocar o recheio. Nesse caso, eles sugerem apoostar no  brigadeiro ou no doce de leite (você pode fazer uma versão caseira - veja receita ).

Você também pode colocar o recheio na massa, como mostram as receitas abaixo:  

Bolinho de chuva recheado com goiabada

bolinho de chuva recheado
Divulgação/Divino Fogão
Bolinho de chuva recheado com goiabada é prático e dará um sabor a mais para seu café da tarde

A massa de bolinho de chuva ganha cubinhos de goiabada nesta receita. Com uma colher, tente pegar porções do doce junto com a massa na hora de fritar, e cuidado para não deixar o óleo muito quente, ou o bolinho ficará cru por dentro e queimado por fora.

Bolinho de chuva com banana

bolinho de chuva
Arquivo iG
A banana, picada na massa, fica uma delícia!


Já a chef e food stylist Clau Poiatti dá a dica de acrescentar banana picada na massa e fritar normalmente. Você pode servir com açúcar e canela e também com uma calda de chocolate.

Dica extra

Clau ainda ensina mais uma maneira de dar uma cara diferente ao bolinho de chuva. “Recomendo o bolinho de chuva de cenoura, servido com ganache de chocolate . Pode misturar cenoura batida com os ovos na massa”. 

    Veja Também

      Mostrar mais