Ganache de chocolate é um clássico na cozinha, agrada gregos e troianos, além de ser algo muito versátil. Ela vira recheio, cobertura e acompanhamento, dependendo do ponto, por exemplo. 

bolo com ganache de chocolate arrow-options
Pexels/Marta Dzedyshko
Ganache de chocolate é uma ótima pedida para cobertura de bolos e outros doces

Leia também: Como derreter chocolate de maneira fácil e rápida

Apesar de a receita ser simples - basicamente você só precisa misturar creme de leite e chocolate -, se não tomar alguns cuidados, a ganache de chocolate pode ficar aerada ou mesmo empelotada. Por isso a reportagem da semana da série "Não Erre" traz 5 dicas, publicadas no livro "Dicas para Cozinhar Bem" e compartilhadas pela Finna e outras que já saíram aqui no iG Receitas , para acertar na ganache. 

Como fazer a ganache perfeita

Ganache de chocolate arrow-options
Thinkstock
Ganache de chocolate ideal é aquela lisa e brilhante


1. Qual chocolate usar para fazer a ganache?

Tudo começa por um bom chocolate, independente do tipo. Vale procurar pelo doce feito com polpa e manteiga de cacau, sem um alto teor de gordura hidrogenada na fórmula, o que mascara o sabor do chocolate. 

Já o tipo de chocolate vai definir a proporção correta de creme de leite na receita. Quanto mais gorduroso for o chocolate - ao leite, por exemplo - menor a quantidade de creme de leite. Veja os detalhes e proporções adequadas

2. Qual creme de leite usar?

O outro ingrediente da receita de ganache de chocolate também merece atenção. O tipo fresco e com baixa acidez é o mais indicado aqui. 

3. Como cortar o chocolate para a receita?

Sim, isso também influencia no resultado. Nada de colocar a barra toda de chocolate na tigela para derreter. A dica aqui é picar o doce em lascas grossas, assim haverá mais controle do ingrediente e as chances de queimar diminuem. 

4. Banho-maria ou no micro-ondas para derreter o chocolate?

O caminho mais tradicional para essa receita é o banho-maria. Nesse caso, o calor indireto da água quente vai derreter o chocolate. Cuidado para que umidade não prejudique a consistência do creme

Se quiser algo mais prático, pode usar o micro-ondas. Para isso, coloque as lascas em um bowl de vidro e leve 30 segundos ao micro-ondas, mexendo bem até derreter. 

5. Como obter a mistura perfeita de chocolate e creme de leite?

Apesar de existirem outras formas de fazer o creme, um truque é aquecer o creme de leite - sem deixar ferver - antes de misturá-lo ao chocolate. Isso fará com que a ganache fique mais lisa e brilhante. 

E na hora de incorporar os dois itens, faça isso delicadamente até obter um creme homogêneo. Nada de pressa! Se bater rigorosamente ou mais que o necessário, o ganache tende a ficar aerado, e não é essa a ideia por aqui. 

Ganache para cobertura x ganache para recheio

Ganache de chocolate arrow-options
Margarina Amorela
Ganache da cobertura tem um ponto diferente da ganache usada em recheios

Como já citamos, esse creme é bastante versátil e cabe em diversas receitas e preparos. Se o objetivo é usá-lo como cobertura de um bolo, faça isso enquanto a ganache ainda estiver morna. Assim, ela ficará mais maleável e será mais fácil de trabalhar. Se quiser rechear um doce, deixe o creme esfriar um pouco antes, pois ele ficará mais consistente e também será mais simples manuseá-lo. 

Receitas de ganache de chocolate

ganache de chocolate arrow-options
Unsplash/Bruna Branco
Ganache pode ser feita com vários tipos de chocolate e ganhar nuances de sabor surpreendentes

Você pode fazer a receita tradicional, misturando chocolate e creme de leite de acordo com as dicas, ou incrementar o creme. Separamos algumas versões: 

Receitas com ganche de chocolate

bolinho de chuva com ganache de chocolate arrow-options
shutterstock
O ganache dá um toque especial ao bolinho de chuva. Veja essa e outras receitas abaixo

E se o creme serve de cobertura a acompanhamento, também listamos alguns doces que levam a ganache no preparo: 

Série "Não erre"

A série "Não erre" é publicada toda quinta-feira no  iG Receitas  . São reportagens especiais com dicas para simplificar o preparo de pratos. Navegue pelo infográfico abaixo e veja tudo o que já ensinamos por aqui:


    Leia tudo sobre: receitas

    Veja Também

      Mostrar mais