Tamanho do texto

Não subestime o poder do micro-ondas: Filipe Nascimento ensina a preparar receitas sem acender o fogão

A coluna desta semana de Filipe Nascimento prova mais uma vez o que nosso especialista já exibiu por aqui: bolo combina, sim, com micro-ondas. Muita gente pensa que esse doce não cresce e nem fica fofinho quando feito no utensílio. Não é nada disso. 

Aprenda a fazer bolo fácil listrado de cenoura e chocolate no micro-ondas
Reprodução/Micro Sobrevivência
Aprenda a fazer bolo fácil listrado de cenoura e chocolate no micro-ondas


Filipe já fez um bolo de refrigerante de laranja  que ficou até com uma coberturazinha por causa do gás da bebida. Agora, ele ensina um bolo fácil que é um clássico: cenoura com chocolate. São duas massas e uma ganache para cobrir e rechear esse bolo listrado. Veja o passo a passo e todas as dicas de preparo do nosso colunista no vídeo e a íntegra da receita abaixo: 


Base para os bolos:

2 xícaras de farinha de trigo
3 ovos inteiros
1 xícara de óleo
2 xícaras de açúcar
1 pitada (1 colher de café) de fermento em pó

Bolo de chocolate:

Além dos ingredientes acima, adicione 6 colheres de chocolate em pó. Misture todos os ingredientes até virar uma massa homogênea. Leve ao micro-ondas por 18 minutos na potência média. Após esse tempo, desligue o aparelho e deixe o bolo lá dentro por mais 18 minutos.

Bolo de cenoura:

Além da base, coloque 3 cenouras médias cortadas em rodelas e batidas no liquidificador. Junte esse creme aos demais ingredientes e misture também até obter uma massa homogênea. O tempo de preparo é igual ao bolo de chocolate: 18 minutos na potência média e 18 minutos de descanso.

Bolo de cenoura no forno

Ganache

1 caixa de creme de leite
200 gramas de chocolate meio-amargo

Pique o chocolate e junte, em um bowl, com o creme de leite. Leve ao micro-ondas por dois minutos ou até derreter o chocolate. Deixe descansar.

Ganache: o creme de chocolate para recheios e coberturas

Montagem

Espere os dois bolos esfriarem e desenforme. Corte-os em pedaços iguais. Em uma outra travessa, intercale uma fatia de bolo de cenoura e uma de chocolate até o fim das massas. Coloque a ganache entre uma fatia e outra para "grudar" as camadas.

Deite a torre de bolos na travessa, corte o que sobrar e cubra tudo com a ganache. Se quiser, leve à geladeira para que o creme fique um pouco mais firme. Está pronto bolo fácil listrado. Ótima ideia para um café da tarde! 

_______________________________________________________________________

Filipe Nascimento é colunista de Receitas do iG
Divulgação
Filipe Nascimento é colunista de Receitas do iG

*A concepção e apresentação do programa é de Filipe Nascimento, de 26 anos, que deixou a família no Guarujá, litoral paulista, para se virar sozinho na capital. Ele encontrou no micro-ondas um grande aliado para preparar refeições gostosas e resolveu mostrar suas habilidades - e suas tatuagens - no canal do Youtube "Micro Sobrevivência."

    Leia tudo sobre: receitas
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.