Nesta terça-feira (7) é comemorado o Dia Mundial do Chocolate e para quem quer chocolate em dose dupla, tripla e por aí vai, a sugestão é apostar no bolo chocolatudo. Nesse caso, além da massa básica de chocolate, o doce leva cobertura e recheio de chocolate.

bolo de chocolate
Pexels/Marta Dzedyshko
Bolo de chocolate com calda e até recheio de chocolate: esse é o bolo chocolatudo


Para ajudar a fazer a sua versão do bolo chocolatudo, separamos receitas de bolo de chocolate e dicas para complementar essa delícia. Feliz Dia do Chocolate!

Massa básica para bolo de chocolate

bolo de chocolate
Divulgação/Nestlé
Bolo simples de chocolate fica pronto em torno de 1 hora

Você pode preparar a massa com achocolatado ou com chocolate em pó (50% cacau), por exemplo. Junte farinha, ovos, açucar e uma gordura e está pronto seu bolo de chocolate. Veja receitas: 

Ganache para cobertura e recheio

ganache de chocolate
Unsplash/Bruna Branco
Ganache de chocolate pode ter um toque mais amargo e ajudar a equilibrar os sabores no bolo chocolatudo

O creme serve pode ser utilizado como os dois complementos do bolo chocolatudo. Se quiser usar como cobertura, passe a ganache de chocolate ainda quente no bolo. Vai ser o recheio? Tenha paciência e espere esfriar.

Também cuidado aos ingredientes (melhor usar creme de leite fresco, por exemplo) e modo de preparo da ganache . E varie no sabor também com essas receitas: 

Com que calda eu vou?

calda de chocolate
Thinkstock
Calda também pode ser mais líquida ou até feita com brigadeiro

Além da ganache, você também pode fazer uma calda de chocolate mais líquida para o bolo. A receita tradicional leva chocolate em pó, açúcar e água e o ponto é dado pela manteiga. Veja  passo a passo para calda de chocolate

Outra sugestão é um brigadeiro, que pode ser mais mole para a calda e um pouco mais consistente para o recheio. E para não queimar e nem passar do ponto, relembre  dicas para não errar no brigadeiro de panela

    Veja Também

      Mostrar mais