O brigadeiro é um clássico brasileiro, mas nem todo mundo sabe como chegar ao ponto certo da receita. Às vezes fica açucarado, com bolinhas ou mole demais para conseguir enrolar. A verdade é que, apesar de ser uma sobremesa fácil, para saber como fazer brigadeiro de panela é preciso dar atenção a alguns detalhes.

Leia também: Como fazer pudim? Culinarista dá dicas para não errar mais

Algumas dicas podem fazer toda a diferença para conseguir fazer brigadeiro de panela, seja de colher ou para enrolar
shutterstock
Algumas dicas podem fazer toda a diferença para conseguir fazer brigadeiro de panela, seja de colher ou para enrolar

Como toda quinta-feira o iG Receitas publica dicas para ajudar iniciantes na cozinha não errarem mais no preparo de pratos clássicos, esta semana conversamos com Miriam Chagas, culinarista de “Receitas Nestlé”, para descobrir segredos de como fazer brigadeiro de panela .

Leia também: 6 receitas gostosas de doces quentinhos para saborear no inverno

Como fazer brigadeiro de panela

A culinarista revelou alguns truques de como chegar à consistência ideal e garantir uma sobremesa gostosa. Confira:

1. Dê olho no ponto certo

Miriam explica que quando a mistura começar a soltar do fundo da panela é sinal de que o brigadeiro chegou ao ponto de enrolar. “Pode variar de fogão para fogão, mas em média é em torno de 10 minutos de cozimento”, fala.

Como o brigadeiro de colher tem uma textura mais cremosa, a culinarista orienta cozinhar um pouco menos de tempo (cerca de 6 minutos) e acrescentar uma caixinha de creme de leite no final da preparação.

2. Temperatura ideal para enrolar

Nem quente, nem frio. A temperatura ideal para enrolar o brigadeiro é esperar ele ficar morno suficiente para conseguir manuseá-lo. Para facilitar o processo, a profissional dá a dica: “Untar a mão com manteiga, mas não muito, pois se estiver muito oleoso, o granulado não gruda”.

Você viu?

3. A forma correta de mexer

 “Para fazer o brigadeiro é importante sempre ficar mexendo para que não grude no fundo da panela, porém, sem necessidade de mexer muito rápido e com força”, explica. Caso contrário, Miriam explica que a textura do doce pode ficar açucarada.

4. Panela adequada

É possível fazer um bom brigadeiro em qualquer panela. No entanto, a culinarista sugere dar preferência para aquelas que são antiaderente, o que vai impedir o doce de grudar e pode facilitar muito.

Dica extra

Fez brigadeiros para a festinha do seu filho e sobrou uma quantidade grande? Miriam explica que é possível congelar o doce. Basta colocar em um recipiente com tampa hermética ou bem vedado com plástico-filme e levar ao freezer por até três meses. É importante lembrar-se de colocar uma etiqueta identificando a data.

“Se não usar o granulado para cobrir os brigadeiros, é preciso tomar alguns cuidados importantes: se for coberto com raspas de chocolate, não deve ser congelado, pois o chocolate vai esbranquiçar; se optar por cobrir com açúcar, o mesmo vai derreter e se desmanchar”, orienta.  Nesses dois casos, não tem jeito, ou comer antes de estragar ou guardar antes de fazer o acabamento.

Quando quiser comer, retire o recipiente com o doce com pelo menos 30 minutos de antecedência. “Mantenha-os coberto com a tampa ou o plástico-filme para que os brigadeiros não “suem” e umedeçam as forminhas”, orienta.

Leia também: 3 receitas fáceis com chocolate

Receitas de brigadeiro

Receita de brigadeiro clássico

O clássico brigadeiro com granulado é mais simples de ser preparado do que você imagina. A receita rende até 40 porções e demora 45 minutos para ficar pronta.

Receita de brigadeiro de colher

Saber como fazer brigadeiro de panela para comer de colher é uma boa para assistir um filme ou curtir com os amigos.  A receita rende até seis porções e demora 25 minutos para ser preparada.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!