Fazer um bolo  pode ser uma tarefa desafiadora, principalmente quando há a chance de ser traído pelo fermento. E você até pode se perguntar: como não funcionou se está na validade? Muitos fermentos perdem a ação com o tempo, por isso, é necessário fazer um teste simples antes de usar o item.

bolo
Pixabay
Muitos fermentos perdem a ação e com um teste simples você pode saber se ele ainda funciona


Segundo a doceira da Parada do Bolo, Luciana Romeo, um truque caseiro é testar o fermento na água. "Coloque em um pouco de água e veja se borbulha. Se ele estiver bom, fará bolhas de ar", afirma Luciana.


Segundo este vídeo da Drica na Cozinha, você pode fazer o teste com água fervendo também:


Beatriz Souza, que dá dicas de culinária e receitas no Instagram (@gastrodabea), segue o mesmo truque ensinado por Luciana antes de cada bolo. Ela ainda cita outros itens para os quais você deve se atentar quando de fala de fermento para bolo: "É importante conferir a validade, ver se o fermento foi guardado em condições adequadas e se foi utilizado há muito tempo". 

Outro ponto importante é a maneira como o fermento é incorporado na massa. Nada de bater vigorosamente ou logo no começo da receita, ou o fermento, mesmo "funcionando bem", já vai começar a agir e também há chances de o bolo não crescer como o esperado. Deixe o item para o final e junte à massa delicadamente, como ressalta esta postagem do @bolodepoteoficial_:

Ver essa foto no Instagram

Clique 2x na foto 👆 para nós ajudar ♥️ . Vamos de curiosidades sobre o fermento químico: . Créditos: @_minhacasinha . 1. A tampa do pote equivale a medida de 1 colher de sopa. . 2. Como saber se ele está funcionando? Aqueça 1/2 xícara (chá) de água (sem ferver, deixe apenas morninha, ok?) e coloque 1 colher (sopa) de fermento químico e misture bem, se ele começar a ferver/borbulhar significa que ainda está funcionando, caso isso não aconteça pode jogar fora. . 3. Não bata o Fermento: Se sua receita for feita no liquidificador, batedeira ou mixer evite bater o fermento, misture ele na massa com uma colher com delicadeza e sempre no final do preparo. . 4. Armazenamento: Guarde seu fermento sempre na embalagem original, protegido da luz e da umidade, assim você vai ter um fermento funcionando por mais tempo. Não é recomendado que fique na geladeira após aberto. . Leiam👇🏻👇🏻👇🏻❤ ................... ➡A maioria das pessoas que querem vender ou já vendem tem uma grande dificuldade em fazer diferentes sabores ou em vender, isso que faz total diferença para termos sempre novos clientes. . •Também sei como são essas dificuldades e já passei muito por isso. . •Até que um dia resolvi adquirir um e-book (que é o único que recomendo), e nele me ensinou a contornar todas essas dificuldades. E isso me ajudou MUITO! . E nele você pode encontrar tudo isso: ✔Como confeccionar seus Bolos no Pote. ✔Como montar seu próprio negócio em sua casa. ✔Passo a passo das TOP receitas + vendidas atualmente. ✔Como vender MUITO! ✔Além de 3 incríveis bônus ✔E um certificado de participação . . 🚨🚨 Para adquirir o seu, é so clicar no link azul da nossa bio ↪ @bolodepoteoficial__ . . #bolodepoteoficial__ #bolonopote #receita #bolo #aniversario #chocolate #trabalho #emprego #doce #doces #docinho #trabalharemcasa #brigadeirosgourmet #qualidadedevida #independenciafinanceira #curso #cursodebolos #cursodebolosnopote #façaevenda #rendaextra #fermento

Uma publicação compartilhada por bolo no pote (@bolodepoteoficial__) em


E se o fermento estiver ruim, o que usar no lugar?

De acordo com Luciana, uma saída caso o fermento tenha mesmo perdido a função é usar bicarbonato de sódio. "Ele tem uma função que ajuda na coloração do bolo e no crescimento, mas só faz efeito se estiver unido a uma colher de vinagre", indica a chef.

O que mais pode fazer o bolo dar errado?

peneirar
shutterstock
Um erro clássico é não peneirar os ingredientes secos


O fermento pode ser a alma do bolo, mas não é apenas o mau uso na massa que pode estragar o resultado. Segundo a chef Cecília Victorio, em entrevista prévia do iG Receitas , não misturar os ingredientes da forma adequada, não bater as claras ou deixar o forno muito quente são ações que podem fazer o bolo solar ou ficar duro. 

Outro erro que ela aponta é de bater o bolo por mais tempo do que o necessário.

Para não ter grumos de farinha no bolo, o ideal é peneirar todos os ingredientes secos , o que colabora com a incorporação dos ingredientes na massa.

Receitas de bolo

bolo de cenoura
Reprodução/Renata
Anote as dicas e faça receitas incríveis!


Anotou as dicas? Então parta para a cozinha e se inspire com estas receitas de bolo fáceis e sem erros!

    Veja Também

      Mostrar mais