Fazer um bolo pode ser uma tarefa desafiadora, principalmente quando há a chance de ser traído pelo fermento. E você até pode se perguntar: como não funcionou se está na validade? Muitos fermentos perdem a ação com o tempo, por isso, é necessário fazer um teste simples antes de usar o item.
Segundo a doceira da Parada do Bolo, Luciana Romeo, um truque caseiro é testar o fermento na água. "Coloque em um pouco de água e veja se borbulha. Se ele estiver bom, fará bolhas de ar", afirma Luciana.
Segundo este vídeo da Drica na Cozinha, você pode fazer o teste com água fervendo também:
Beatriz Souza, que dá dicas de culinária e receitas no Instagram (@gastrodabea), segue o mesmo truque ensinado por Luciana antes de cada bolo. Ela ainda cita outros itens para os quais você deve se atentar quando de fala de fermento para bolo: "É importante conferir a validade, ver se o fermento foi guardado em condições adequadas e se foi utilizado há muito tempo".
Você viu?
Outro ponto importante é a maneira como o fermento é incorporado na massa. Nada de bater vigorosamente ou logo no começo da receita, ou o fermento, mesmo "funcionando bem", já vai começar a agir e também há chances de o bolo não crescer como o esperado. Deixe o item para o final e junte à massa delicadamente, como ressalta esta postagem do @bolodepoteoficial_:
E se o fermento estiver ruim, o que usar no lugar?
De acordo com Luciana, uma saída caso o fermento tenha mesmo perdido a função é usar bicarbonato de sódio. "Ele tem uma função que ajuda na coloração do bolo e no crescimento, mas só faz efeito se estiver unido a uma colher de vinagre", indica a chef.
O que mais pode fazer o bolo dar errado?
O fermento pode ser a alma do bolo, mas não é apenas o mau uso na massa que pode estragar o resultado. Segundo a chef Cecília Victorio, em entrevista prévia do iG Receitas , não misturar os ingredientes da forma adequada, não bater as claras ou deixar o forno muito quente são ações que podem fazer o bolo solar ou ficar duro.
Outro erro que ela aponta é de bater o bolo por mais tempo do que o necessário.
Para não ter grumos de farinha no bolo, o ideal é peneirar todos os ingredientes secos , o que colabora com a incorporação dos ingredientes na massa.
Receitas de bolo
Anotou as dicas? Então parta para a cozinha e se inspire com estas receitas de bolo fáceis e sem erros!