Bateu aquela vontade de comer um bolo no café da tarde, mas é melhor usar uma forma de buraco ou retangular para assar? E se quiser preparar uma torta, há uma forma ideal? 

bolo
shutterstock
As formas diferem e trazem resultados diferentes na preparação


Para a chef patissier e cake designer Andrea Follador, você a escolha da forma pode ajudar a dar uma cara dirente à receita. "Você pode por exemplo fazer um bolo caseiro em forma retangular e um bolo recheado em uma forma com furo no centro, isso é a estética do prato", comenta Andrea.


Ainda assim, vale tomar alguns cuidados para evitar desastres, como a massa derramando no forno ou o bolo que não sai da forma de jeito nenhum. A chef dá dicas de quais formas são as mais indicadas para quais preparos e mais alguns truques. 

Qual a melhor forma para assar bolos sem desastres?

forma
Pixabay
Preste atenção na capacidade de cada forma


No geral, os bolos podem ser assados na forma de sua preferência, mas vale seguir uma dica. Não exagere na quantidade de massa para o tamanho da forma.  Segundo Andrea, a massa deve atingir até 2/3 do total da forma, para não ocorrer acidentes ou o bolo crescer demais e derramar. 

Fora isso, a chef ressalta que é importante seguir a receita para ter um bolo bem assado. 


E se fizer uma torta, qual a forma ideal?

torta
shutterstock
Algumas tortas necessitam da forma de fundo removível, outras podem ser feitas em formas comuns


Andrea aponta que tanto doce quanto salgada, a regra é se a torta será desenformada ou não. "As massas mais delicadas costumam ser assadas nas formas de fundo removível para facilitar na hora de desenformar. As tortas em que o recheio não será coberto pela massa também usam esse tipo de formas", comenta a chef.

Opte pelo item de fundo removível se fizer um cheesecake ou uma quiche, por exemplo. 


Vai fazer pudim? Use forma de furo no meio

pudim
shutterstock
Pudim fica melhor assado quando feito em forma de buraco

Andrea aponta que a forma com furo é  estratégica para o pudim. "Ele garante que o calor do banho maria seja distribuído uniformemente. Isso assegura o cozimento do pudim por completo, sem o furo o meio pode acabar ficando cru", afirma a chef.


Silicone ou alumínio?

forma de bolo
Visual Hunt
A de silicone é mais prática, mas a de alumínio é mais clássica


Mais uma vez, vai da escolha do cozinheiro. As formas de alumínio podem ser usadas em qualquer forno, já as de silicone precisam ser apoiadas em uma superfície plana para que a massa não derrame, já que não são tão firmes. 

"Mesmo assim, as formas de silicone desenformam mais fácil e distribuem o calor de forma mais uniforme", afirma a chef e cake designer. 

Série "Não Erre"

As dicas e receitas para o preparo do pão de alho fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, o "Não Erre". A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo: 


    Veja Também

      Mostrar mais