pudim de leite condensado é um doce tão tradicional que tem até um dia para ele. 22 de maio é o Dia Nacional do Pudim! E nada como comemorar a data preparando o doce. 

Quer aprender a fazer o pudim de leite condensado perfeito? Nós temos as dicas!
shutterstock
Quer aprender a fazer o pudim de leite condensado perfeito? Nós temos as dicas!

Mas a ideia é fazer "o" pudim de leite condensado . Aquele que sai perfeito da forma, é cremoso e ainda conta com uma calda no ponto certo. Por isso, separamos dicas que já fizeram sucesso aqui no iG Receitas e conversamos com Miriam Chagas, culinarista da Nestlé, para te ajudar. 

Dicas para o pudim de leite condensado perfeito

1. Ingredientes certos

O pudim tradicional é feito com leite condensado, leite e ovos ( veja receita de pudim com calda de caramelo ) e, claro, todos os itens devem ser de qualidade. Além de escolher a marca de sua preferência para o leite e o leite condensado, atenção especial aos ovos. 

Mirim ensina um truque para saber o ovo está bom antes mesmo de quebrá-lo. Coloque o ovo em copo com água. Se afundar, está bom, pode usar. Se boiar, descarte. 

2. Nada de pudim com cheiro de ovo

Ninguém gosta de pudim com cheiro de ovo, e é fácil acabar com esse problema
shutterstock
Ninguém gosta de pudim com cheiro de ovo, e é fácil acabar com esse problema

Para evitar isso, a dica da culinarista é bater os ovos por um minuto no liquidificador. Isso acabará com a película da gema e resultará em uma mistura homogênea, sem o cheiro forte do alimento. Outra forma é peneirar o ovo também para retirar essa película antes de inclui-lo na receita. 

Seguir a dica número um também ajuda, afinal, quanto mais velho for o ovo (e nesse caso ele vai boiar), mais forte será o cheiro. 

3. O dilema dos furinhos

Há quem prefira pudim de leite condensado com furinhos o outros preferem a massa mais lisinha . Como ressalta Miriam, o que vai definir isso é a temperatura do forno.

Você viu?

"Para quem deseja um pudim com textura lisinha, sem furinhos, é preciso levá-lo ao forno a 180º, por 1h30. Já quem gosta do doce com furinhos, deve cozinhá-lo ao forno a 220º, também por 1h30", ensina a culinarista. 

4. E como acertar na calda de caramelo?

A calda de caramelo do pudim é uma parte importante da sobremesa, nada de deixar queimar
Arquivo/iG
A calda de caramelo do pudim é uma parte importante da sobremesa, nada de deixar queimar

Pudim pede calda ! O segredo para acertar é prestar atenção ao ponto. Segundo a Nestlé, no caso do doce a melhor opção é o ponto fino ou ralo. Para isso, é preciso dissolver o açúcar na água e levar ao fogo médio para ferver. Não pode parar de mexer ou a calda vai açucarar. 

O açúcar refinado, de acordo com Miriam, pode dar lugar a outras versões, como o demerara. "No entanto, é preciso ficar atento ao tempo de derretimento do açúcar e à cor do caramelo, que são diferentes de produto para produto", orienta. 

5. Como saber se o pudim está pronto?

O pudim está com aquela cor bonita, mas será que está mesmo cozido? Faça o teste da faca. "Para saber se o pudim já está assado, espete-o com uma faca, esta deve sair limpa", ensina a Nestlé.

Leia também: 7 ideias para aproveitar o pão de forma para um lanche turbinado

6. A hora de desenformar

Aquecer um pouco o fundo da forma do pudim pode ajudar na hora de desenformar a sobremesa
Divulgação/ Rogerio Gomes
Aquecer um pouco o fundo da forma do pudim pode ajudar na hora de desenformar a sobremesa

Esse é um momento tenso! Para garantir que o pudim de leite condensado saia perfeito da forma, vale seguir algumas dicas. A primeira é paciência. O doce ser melhor desenformado se estiver bem gelado. 

Já Miriam indica aquecer um pouco o fundo da forma, para que a calda fique mais líquida e ajude a "soltar" o doce. "Depois, com cuidado, passe uma faca sem ponta (para não deixar ranhuras) em toda a lateral. Incline a forma levemente, apoie a faca sobre o pudim, fazendo entrar um pouco de ar. Apoie a forma sobre um prato de bordas altas, para o caramelo não escorrer, vire de uma vez e retire a forma com cuidado", ensina a culinarista. 

Um pudim para chamar de meu

A versão de leite condensado é a mais tradicional, mas o pudim é uma receita bem versátil. Veja outras ideias para testar em casa: 

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários