pudim de leite condensado é um doce tão tradicional que tem até um dia para ele. 22 de maio é o Dia Nacional do Pudim! E nada como comemorar a data preparando o doce. 

Fatia de pudim em um prato
shutterstock
Quer aprender a fazer o pudim de leite condensado perfeito? Nós temos as dicas!

Mas a ideia é fazer "o" pudim de leite condensado . Aquele que sai perfeito da forma, é cremoso e ainda conta com uma calda no ponto certo. Por isso, separamos dicas que já fizeram sucesso aqui no iG Receitas e conversamos com Miriam Chagas, culinarista da Nestlé, para te ajudar. 

Dicas para o pudim de leite condensado perfeito

1. Ingredientes certos

O pudim tradicional é feito com leite condensado, leite e ovos ( veja receita de pudim com calda de caramelo ) e, claro, todos os itens devem ser de qualidade. Além de escolher a marca de sua preferência para o leite e o leite condensado, atenção especial aos ovos. 

Mirim ensina um truque para saber o ovo está bom antes mesmo de quebrá-lo. Coloque o ovo em copo com água. Se afundar, está bom, pode usar. Se boiar, descarte. 

2. Nada de pudim com cheiro de ovo

Um pudim, faltando um pedaço, em um prato
shutterstock
Ninguém gosta de pudim com cheiro de ovo, e é fácil acabar com esse problema

Para evitar isso, a dica da culinarista é bater os ovos por um minuto no liquidificador. Isso acabará com a película da gema e resultará em uma mistura homogênea, sem o cheiro forte do alimento. Outra forma é peneirar o ovo também para retirar essa película antes de inclui-lo na receita. 

Seguir a dica número um também ajuda, afinal, quanto mais velho for o ovo (e nesse caso ele vai boiar), mais forte será o cheiro. 

3. O dilema dos furinhos

Há quem prefira pudim de leite condensado com furinhos o outros preferem a massa mais lisinha . Como ressalta Miriam, o que vai definir isso é a temperatura do forno.

"Para quem deseja um pudim com textura lisinha, sem furinhos, é preciso levá-lo ao forno a 180º, por 1h30. Já quem gosta do doce com furinhos, deve cozinhá-lo ao forno a 220º, também por 1h30", ensina a culinarista. 

4. E como acertar na calda de caramelo?

Caramelo escorrendo de um pudim
Arquivo/iG
A calda de caramelo do pudim é uma parte importante da sobremesa, nada de deixar queimar

Pudim pede calda ! O segredo para acertar é prestar atenção ao ponto. Segundo a Nestlé, no caso do doce a melhor opção é o ponto fino ou ralo. Para isso, é preciso dissolver o açúcar na água e levar ao fogo médio para ferver. Não pode parar de mexer ou a calda vai açucarar. 

O açúcar refinado, de acordo com Miriam, pode dar lugar a outras versões, como o demerara. "No entanto, é preciso ficar atento ao tempo de derretimento do açúcar e à cor do caramelo, que são diferentes de produto para produto", orienta. 

5. Como saber se o pudim está pronto?

O pudim está com aquela cor bonita, mas será que está mesmo cozido? Faça o teste da faca. "Para saber se o pudim já está assado, espete-o com uma faca, esta deve sair limpa", ensina a Nestlé.

Leia também: 7 ideias para aproveitar o pão de forma para um lanche turbinado

6. A hora de desenformar

Pudim de leite que acabou de sair da forma
Divulgação/ Rogerio Gomes
Aquecer um pouco o fundo da forma do pudim pode ajudar na hora de desenformar a sobremesa

Esse é um momento tenso! Para garantir que o pudim de leite condensado saia perfeito da forma, vale seguir algumas dicas. A primeira é paciência. O doce ser melhor desenformado se estiver bem gelado. 

Já Miriam indica aquecer um pouco o fundo da forma, para que a calda fique mais líquida e ajude a "soltar" o doce. "Depois, com cuidado, passe uma faca sem ponta (para não deixar ranhuras) em toda a lateral. Incline a forma levemente, apoie a faca sobre o pudim, fazendo entrar um pouco de ar. Apoie a forma sobre um prato de bordas altas, para o caramelo não escorrer, vire de uma vez e retire a forma com cuidado", ensina a culinarista. 

Um pudim para chamar de meu

A versão de leite condensado é a mais tradicional, mas o pudim é uma receita bem versátil. Veja outras ideias para testar em casa: 

    Veja Também

      Mostrar mais