A chef Cecília Victório dá dicas imperdíveis para seu bolo caseiro ficar sempre delicioso e fofo. Confira receitas de bolo para por as dicas em prática já!
Bolos da Cecília
A chef Cecília Victório dá dicas imperdíveis para seu bolo caseiro ficar sempre delicioso e fofo. Confira receitas de bolo para por as dicas em prática já!


Vai um bolinho aí? É costume de todo brasileiro já ter um bolo caseiro em “stand by” para quando vier visitas em sua casa ou só para ter sempre um doce gostoso e fresco para comer. Mas, como muitos de nós sabemos, nem sempre a massa fica no ponto certo. Por isso, Cecília Victório, chef e sócia-fundadora de produtos do Bolos da Cecília, deu algumas dicas valiosas para fazer um bolo fofo.

Para ela, a escolha dos ingredientes é um ponto essencial para seu bolo caseiro ficar da maneira que você quer. “É necessário que todos os ingredientes sejam de boa qualidade. Se forem usadas frutas, o cuidado deverá ser maior, pois elas oxidam facilmente e estragam”, afirma.

Leia mais: Receitas de bolos simples, mas muito especiais

Quanto a temperatura dos ingredientes, a chef deixa claro que o melhor é manter em temperatura ambiente, até mesmo os ovos, que temos costume de deixar na geladeira, devem ser retirados alguns momentos antes. Cecília ainda frisa que o melhor é usar ingredientes  frescos, não só por conta do sabor, que fica mais acentuado, quanto pelos próprios nutrientes.

Quanto a temperatura que o bolo deve ser assado, a chef afirma que o ideal é de 180 a 220 graus. Além disso, ela deixa claro: os primeiros 20 minutos de forno são cruciais para um bolo fofo e, por isso, é de extrema importância que nesse período o bolo permaneça intacto, ou seja, não abra o forno ainda, nem para dar aquela conferida.

Dúvidas comuns

A chef ainda tira algumas dúvidas cruciais que sempre aparecem na nossa mente quando a receita de bolo fofo não sai como o esperado. Segundo elas, no geral, os problemas acontecem porque as etapas não são seguidas corretamente. 

1) Por que, às vezes, o bolo não cresce?

"Um dos motivos é não incorporar os ingredientes de forma correta, por exemplo, claras mal batidas e/ou forno muito quente”, responde a chef.

2) Qual o principal segredo para acertar o bolo em casa?

Nessas pergunta, as dicas são pontuais: usar ingredientes frescos e preparar o bolo sem pressa e obedecendo fielmente a receita. “Mas o  principal é o respeito pelos ingredientes e o amor no preparo de tudo que se faz”, declara.

3) O que fazer para o bolo não solar?

Aqui, o ideal para evitar que o bolo sole é bater o tempo necessário, ou seja, bater as claras em neve e “não esquecê-las por um tempo enquanto vai fazer outra coisa e depois volta a fazer o bolo. Claras voltam a ser líquidas e seu bolo vai solar certamente”.

Leia mais: 20 bolos de chocolate

Escolha da forma

Para escolher o tamanho mais indicado para fazer seu bolo caseiro, é preciso observar a quantidade de massa: ela deve ir até mais ou menos a metade da altura da forma, para que possa ter espaço suficiente para crescer. Além disso, para untar a forma, é preciso ter tranquilidade e preencher toda a forma (mesmo) com margarina e, então, jogar a farinha.

Pronto! Agora sim você nunca mais vai errar a mão na hora do preparo do bolo caseiro. Com essas dicas simples, fáceis e rápidas de serem postas em prática, o seu bolo fofo vai ganhar outra dimensão em sabor e qualidade, conquistando cada vez mais admiradores por aí.

Confira algumas receitas de dar água na boca

1.  Bolo fofo (rosca) de cará

2. Bolo de cenoura

3. Bolo de fubá

4. Bolo de chocolate

Com essas receitas, você conseguirá fazer um lindo - e delicioso - bolo caseiro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!