Menu

Opção para o café da manhã ou lanche da tarde, não há quem resista a uma fatia de bolo! Das versões tradicionais, como fubá e milho, até as preparações mais elaboradas e com recheios diversificados. A arte de fazer bolos chegou até os programas de TV e eleva cake designers como Buddy Valastro ao status de celebridades.

Fazer bolos ficará mais simples com essas dúvidas respondidas
shutterstock
Fazer bolos ficará mais simples com essas dúvidas respondidas

Leia também: Veja 6 passos para fazer um bolo perfeito

Na hora de preparar a iguaria, cada um tem sua receita preferida e um “método infalível”. Mas o que fazer para não errar a mão na hora de fazer um bolo? A Menu ouviu três especialistas no ofício, que dão dicas preciosas para que a sua receita fique perfeita. 

1. Quais cuidados devem ser tomados com os ingredientes?

Separar os ingredientes é o primeiro passo para executar a receita
shutterstock
Separar os ingredientes é o primeiro passo para executar a receita

Ao preparar um bolo, o primeiro passo é separar os ingredientes que serão utilizados. A chef Julia Junqueira, da confeitaria Le Bon Gâteau, avalia que antes de iniciar qualquer receita, é recomendável verificar se você terá todos os ingredientes na medida pedida.” Eu gosto de já deixá-los separados na bancada na ordem em que eles serão utilizados para garantir que não esquecerei de nada”, diz Juliana.

Responsável pelas receitas da padaria Sto Chico, a padeira Helena Mil-Homens salienta que o ideal é separar os ingredientes, um a um, e procurar manter os secos e os úmidos ou molhados separados até o final.

2. Respeite as medidas!

Respeitar as medidas garante um bom resultado no preparo
shutterstock
Respeitar as medidas garante um bom resultado no preparo

Separados os ingredientes que serão utilizados, é hora de medir a quantidade dos ingredientes antes do preparo da massa. Helena Mil-Homens, afirma que as receitas são testadas com as quantidades e proporções ideais para um melhor resultado.

Para Juliana Junqueira, qualquer mudança nas medidas irá mexer na proporção dos ingredientes na receita, o que pode fazer com que toda a receita desande. “Na cozinha profissional só trabalhamos com balança. Até mesmo os ovos são computados pelo peso e não por unidade. Em casa, quando não for possível utilizar a balança, use pelo menos medidores de ingredientes”, considera.

3. Por que peneirar os ingredientes?

Peneirar ajuda para que os ingredientes incorporem melhor na massa
shutterstock
Peneirar ajuda para que os ingredientes incorporem melhor na massa

Dúvida recorrente no preparo de bolos , o ato de peneirar os ingredientes não pode ser deixado de lado. Segundo Helena, peneirar colabora para uma melhor incorporação dos itens na massa, para que não formem grumos.

Você viu?

Leia também: Chef dá dicas para deixar o bolo mais fofinho

4. Bater o bolo à mão, na batedeira ou liquidificador?

Cada etapa do preparo do bolo pode ser feito com um utensílio
shutterstock
Cada etapa do preparo do bolo pode ser feito com um utensílio

Qual a melhor maneira de bater o bolo ? A confeiteira Roberta Julião, da Da Feira ao Baile, considera que para fazer a massa, é importante bater pouco a farinha, para que o bolo não ficar solado.

“Sugiro que sempre incorpore a farinha na mão. Se fizer numa batedeira, coloque em velocidade mais baixa e só bata o tempo suficiente mesmo para essa farinha incorporar à massa. Muitas vezes, até termino de incorporar a farinha na mão tirando antes da batedeira”, considera.

Já para o preparo do recheio ou cobertura do bolo, Roberta considera interessante bater a ganache em batedeira, com batedor de arame para aerar. Isso irá deixá-la com ótima textura, parecendo mousse”, afirma Roberta. Outra dica da confeiteira é sempre se programar, ao invés de fazer em cima da hora.
Para Helena Mil-Homens, a aeração vai ser diferente para cada tipo de instrumento usado. “Não se bate clara em neve no liquidificador, por as lâminas não incorporam o ar. Usa-se o globo da batedeira. Ou bate-se à mão. Já bolos com pedaços, como cenoura por exemplo, usamos o liquidificador para homogeneizar”, frisa a padeira.

Leia também: Panela de arroz, airfryer e mais: eletrodomésticos que são aliados na cozinha

5. Pré-aquecimento do forno

Saber pré-aquecer o forno também é fundamental para fazer bolos perfeitos
shutterstock
Saber pré-aquecer o forno também é fundamental para fazer bolos perfeitos

Após bater o bolo e transferi-lo para a forma, é hora de assar. Mas antes disso, o forno precisa estar pré-aquecido de maneira adequada. Para Juliana, isso varia muito de forno pra forno, mas é importante é que esteja bem quente e uma vez o bolo dentro, não abrir de maneira alguma enquanto ele cresce.

“Depende muito do forno e do tipo de abastecimento do gás, se é encanado, ou botijão, por exemplo”, avalia Helena Mil-Homens. Para ela, meia hora antes deve ser suficiente para a maioria dos tipos. “Gosto sempre de ligar o forno logo antes de começar a fazer a receita”, completa.

Da Feira ao Baile Café
rua Mateus Grou, 80 – Pinheiros
(11) 3062-0450 – São Paulo – SP
dafeiraaobaile.com.br
Segunda, das 11h às 19h. De terça a sexta, das 10h30 às 19h. Sábado, das 11h às 18h.

Le Bon Gâteau
rua Ferreira de Araújo, 305 – Pinheiros
(11)3032-0003 – São Paulo – SP
lebongateau.com.br
De terça a sábado, das 11h às 18h.

St. Chico
rua. Fernão Dias, Pinheiros – São Paulo/SP
(11) 3031-5096
facebook.com/stchicopadaria
De segunda a sexta, das 7h30 às 20h. Sábado, das 8h às 18h. Domingo, das 8h às 13h.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!