Tamanho do texto

Especialistas dão dicas preciosas para você preparar bolos perfeitos em casa. Da organização dos ingredientes à temperatura ideal do forno, veja dúvidas respondidas e dê adeus aos bolos solados ou "massudos"!

Menu

Opção para o café da manhã ou lanche da tarde, não há quem resista a uma fatia de bolo! Das versões tradicionais, como fubá e milho, até as preparações mais elaboradas e com recheios diversificados. A arte de fazer bolos chegou até os programas de TV e eleva cake designers como Buddy Valastro ao status de celebridades.

bolo arrow-options
shutterstock
Fazer bolos ficará mais simples com essas dúvidas respondidas

Leia também: Veja 6 passos para fazer um bolo perfeito

Na hora de preparar a iguaria, cada um tem sua receita preferida e um “método infalível”. Mas o que fazer para não errar a mão na hora de fazer um bolo? A Menu ouviu três especialistas no ofício, que dão dicas preciosas para que a sua receita fique perfeita. 

1. Quais cuidados devem ser tomados com os ingredientes?

dicas para fazer bolos arrow-options
shutterstock
Separar os ingredientes é o primeiro passo para executar a receita

Ao preparar um bolo, o primeiro passo é separar os ingredientes que serão utilizados. A chef Julia Junqueira, da confeitaria Le Bon Gâteau, avalia que antes de iniciar qualquer receita, é recomendável verificar se você terá todos os ingredientes na medida pedida.” Eu gosto de já deixá-los separados na bancada na ordem em que eles serão utilizados para garantir que não esquecerei de nada”, diz Juliana.

Responsável pelas receitas da padaria Sto Chico, a padeira Helena Mil-Homens salienta que o ideal é separar os ingredientes, um a um, e procurar manter os secos e os úmidos ou molhados separados até o final.

2. Respeite as medidas!

medidas arrow-options
shutterstock
Respeitar as medidas garante um bom resultado no preparo

Separados os ingredientes que serão utilizados, é hora de medir a quantidade dos ingredientes antes do preparo da massa. Helena Mil-Homens, afirma que as receitas são testadas com as quantidades e proporções ideais para um melhor resultado.

Para Juliana Junqueira, qualquer mudança nas medidas irá mexer na proporção dos ingredientes na receita, o que pode fazer com que toda a receita desande. “Na cozinha profissional só trabalhamos com balança. Até mesmo os ovos são computados pelo peso e não por unidade. Em casa, quando não for possível utilizar a balança, use pelo menos medidores de ingredientes”, considera.

3. Por que peneirar os ingredientes?

peneirando arrow-options
shutterstock
Peneirar ajuda para que os ingredientes incorporem melhor na massa

Dúvida recorrente no preparo de bolos , o ato de peneirar os ingredientes não pode ser deixado de lado. Segundo Helena, peneirar colabora para uma melhor incorporação dos itens na massa, para que não formem grumos.

Leia também: Chef dá dicas para deixar o bolo mais fofinho

4. Bater o bolo à mão, na batedeira ou liquidificador?

batedeira arrow-options
shutterstock
Cada etapa do preparo do bolo pode ser feito com um utensílio

Qual a melhor maneira de bater o bolo ? A confeiteira Roberta Julião, da Da Feira ao Baile, considera que para fazer a massa, é importante bater pouco a farinha, para que o bolo não ficar solado.

“Sugiro que sempre incorpore a farinha na mão. Se fizer numa batedeira, coloque em velocidade mais baixa e só bata o tempo suficiente mesmo para essa farinha incorporar à massa. Muitas vezes, até termino de incorporar a farinha na mão tirando antes da batedeira”, considera.

Já para o preparo do recheio ou cobertura do bolo, Roberta considera interessante bater a ganache em batedeira, com batedor de arame para aerar. Isso irá deixá-la com ótima textura, parecendo mousse”, afirma Roberta. Outra dica da confeiteira é sempre se programar, ao invés de fazer em cima da hora.
Para Helena Mil-Homens, a aeração vai ser diferente para cada tipo de instrumento usado. “Não se bate clara em neve no liquidificador, por as lâminas não incorporam o ar. Usa-se o globo da batedeira. Ou bate-se à mão. Já bolos com pedaços, como cenoura por exemplo, usamos o liquidificador para homogeneizar”, frisa a padeira.

Leia também: Panela de arroz, airfryer e mais: eletrodomésticos que são aliados na cozinha

5. Pré-aquecimento do forno

bolo no forno arrow-options
shutterstock
Saber pré-aquecer o forno também é fundamental para fazer bolos perfeitos

Após bater o bolo e transferi-lo para a forma, é hora de assar. Mas antes disso, o forno precisa estar pré-aquecido de maneira adequada. Para Juliana, isso varia muito de forno pra forno, mas é importante é que esteja bem quente e uma vez o bolo dentro, não abrir de maneira alguma enquanto ele cresce.

“Depende muito do forno e do tipo de abastecimento do gás, se é encanado, ou botijão, por exemplo”, avalia Helena Mil-Homens. Para ela, meia hora antes deve ser suficiente para a maioria dos tipos. “Gosto sempre de ligar o forno logo antes de começar a fazer a receita”, completa.

Da Feira ao Baile Café
rua Mateus Grou, 80 – Pinheiros
(11) 3062-0450 – São Paulo – SP
dafeiraaobaile.com.br
Segunda, das 11h às 19h. De terça a sexta, das 10h30 às 19h. Sábado, das 11h às 18h.

Le Bon Gâteau
rua Ferreira de Araújo, 305 – Pinheiros
(11)3032-0003 – São Paulo – SP
lebongateau.com.br
De terça a sábado, das 11h às 18h.

St. Chico
rua. Fernão Dias, Pinheiros – São Paulo/SP
(11) 3031-5096
facebook.com/stchicopadaria
De segunda a sexta, das 7h30 às 20h. Sábado, das 8h às 18h. Domingo, das 8h às 13h.