Cenoura é um ingrediente geralmente barato e que, se armazenado da forma correta , dura bastante. Ela cabe em  diversas receitas  e também vai muito bem como ingrediente principal de um pãozinho daqueles, que cai bem no café da manhã ou no lanche da tarde. 

Pão de cenoura leva de 3 a 4 horas para ficar pronto, mas seu preparo não é complicado
Divulgação
Pão de cenoura leva de 3 a 4 horas para ficar pronto, mas seu preparo não é complicado

O chef Rafael Carolino é quem ensina a fazer pão de cenoura e também dá dicas para acertar no preparo e até incrementar a receita. Se nesta quarentena você também já entrou na  onda do pão caseiro ou quer um sabor a mais, veja o passo a passo: 

Dicas para acertar no pão caseiro

Fazer pão ainda pode soar como algo complicado. Tem que deixar o fermento agir, a massa descansar.... Mas nada que algumas dicas não possam te ajudar. 

O primeiro passo é se atentar às quantidades na receita. Se não tiver balança em casa para pesar os ingredientes com precisão, busque opções de receitas que já tenham a conversão, como essa de pão de cenoura. Chutar a quantidade já é um passo e meio para errar a massa, ainda mais quando não se conhece a receita. 

Ingridientes separados, é importante, ao preparar pão caseiro , fazer a mistura do fermento para ter uma massa fofinha e que cresça. Para isso, o fermento é misturado com leite e açúcar em um bowl, que é coberto com um pano. "Esse processo ativa o fermento, para acelerar o processo de fermentação", fala Carolino. 

Leia também: Pão de fermentação natural: aprenda como fazer seu próprio levain

A mistura estará no ponto quando começam a surgir pequenas bolhas na superfície, e o tempo para isso pode variar. "Caso o dia esteja mais quente, será mais rápido, uma média de 20 minutos. Para dias mais frios, o tempo vai ser maior, uma média de 30 minutos", compara o chef. O segredo é se atentar para as bolhas. 

Esse processo também indica se o fermento está bom ou não para o uso. "Se após 20 minutos, não houver nenhuma bolha na superfície, o fermento passou da validade", fala Carolino. 

Outra dúvida é sobre o tempo de forno. O pão já está com aquela casquinha dourada, mas será que está mesmo assado por dentro? Como o tempo para assar varia de forno para forno, o chef tem uma dica: 

Você viu?

"A melhor forma de saber se o pão está completamente assado é, após o tempo de assamento, remover a forma do forno e bater levemente com a ponta dos dedos na base de um dos pães (na parte de baixo). O som deve ser oco. Esse é o principal indício que o pão está bem assado. O pão deve estar macio e leve", ensina o profissinal. 

Também nada de assar o pão caseiro em forno frio: "Uma dica para o forno é sempre pré-aquecer na temperatura máxima por, no mínimo, 15 minutos e após esse tempo, diminuir para uma temperatura de 180°C a 200 °C (varia de forno a forno)". Segundo o chef, respeitando isso, o pão vai crescer e ficar macio e bem assado. 

Como incrementar e consumir o pão de cenoura

pão de cenoura
Divulgação
Pão de cenoura combina com uma cobertura de grãos como gergelim ou semente de girassol

Além das dicas para acertar no pão caseiro, Carolino ainda diz que é possível incrementar o pão de cenoura. A massa, levemente adocidada por conta do legume e do açúcar, combina com um uma cobertura de grãos. O chef sugere, por exemplo, gergelim ou semente de girassol. 

"O grão deve ser colocado após pincelar a gema de ovo, dessa forma, o grão vai aderir com mais facilidade a massa", indica Carolino. 

E na hora do consumo, aposte no pão puro ou no recheio de sua preferência. "Como é uma massa bem versátil, pode ser usada para todo tipo de lanches, como hambúrguer, bauru, queijo com presunto e tomate, por exemplo", diz o chef.

Ele também ensina mais uma receita com o pão de cenoura: "Se cortado em fatias e levado ao forno por alguns minutos, pode ser tonar uma bruscheta , adicionando uma fatia de tomate, parmesão ralado e manjericão".

Como congelar o pão de cenoura

Outra vantagem da receita é que o pão pode ser congelado . Isso deve ser feito quando ele estiver assado e completamente frio, para que o miolo termine a cocção por completo. 

"Para armazenar o pão corretamente, coloque-os em uma embalagem hermética, ou saco de picote. O importante é que não haja contato com o ambiente do freezer para que não haja transferência de sabor para o pão", ressalta Carolino. 

Leia também: Mais dicas de congelar legumes e alimentos

O pão de cenoura pode ser congelado por até um mês. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!