Você já ouviu falar em levain? O termo em francês é nome dado ao fermento natural utilizado em alguns pães – aqueles com aspecto rústico, aroma marcante e casca crocante. Em alguns lugares, é conhecido como massa lêveda ou massa azeda.

Leia também: Chef ensina dicas para acertar na hora de fazer pão caseiro

O fermento natural é utilizado para o preparo de pães com aspecto mais rústico
shutterstock
O fermento natural é utilizado para o preparo de pães com aspecto mais rústico

Esse ingrediente que dá textura e sabor diferenciado ao pão pode ser preparado em casa em um processo que leva seis dias. Apesar de trabalhoso, fazer o seu próprio levain pode ser vantajoso não apenas para ter um pão caseiro mais saboroso, mas também pelos inúmeros benefícios à saúde.

Chef Junior Ventura, proprietário da Portus Padaria Artesanal, explica que a função do fermento é “inflar” o pão. Quando utiliza-se fermento industrializado (químico ou biológico), o processo é rápido e a fermentação vai terminar somente no nosso organismo, o que não é algo positivo.

Já no caso do pão de fermentação natural , a nutricionista Angela Novo explica que o processo acontece de forma lenta, e, por isso, a digestão do alimento é mais fácil. O alimento é leve e não fermenta no organismo, evitando desconfortos e inchaços.

Os benefícios não param por ali. A fermentação natural aumenta a absorção de nutrientes, agindo como prebióticos, auxiliando na proliferação de bactérias benéficas no nosso trato intestinal.

"É importante ressaltar, de acordo com algumas pesquisas, que os pães com levain contêm baixo índice glicêmico, o que significa um menor aumento da glicemia após seu consumo, podendo também ser indicado para consumo de diabéticos", explica. Angela diz que isso também aumenta a sensação da saciedade e consequentemente auxilia na redução de peso.

Leia também: Bolo perfeito em 6 passos: chef dá dicas valiosas para não errar nas receitas

Como fazer seu próprio levain

O levain é um fermento natural para pães que pode ser preparado em casa
shutterstock
O levain é um fermento natural para pães que pode ser preparado em casa

Diante de tantos benefícios, encarar o processo de seis dias para preparar o levain vale a pena. Para fazer o fermento, você vai precisar de mel ou suco de fruta doce, água morna, farinha fina de centeio e farinha de trigo.  Clique aqui para o passo a passo completo

Receitas com fermentação natural

Selecionamos três receitas para quem quer provar o sabor único da fermentação natural, além de aproveitar os benefícios do processo. Confira:

1. Pão caseiro de fermentação natural

Que tal colocar a mão na massa e fazer o clássico pão caseiro de fermentação natural ? O sabor e a textura vão te surpreender!

2. Bruschetta funghi e parma

O pão de fermentação natural faz toda a diferença no resultado dessa bruschetta. A dica é combinar com vinho.

3. Focaccia

A focaccia é uma ótima entrada e pode ser preparada com fermentação natural. Pode servir com tomate, orégano, manjericão e outros ingredientes de sua preferência. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!