Nada como um pão quentinho para o café da manhã ou da tarde, não é mesmo? Melhor ainda quando é feito em casa. No entanto, sabemos que nem sempre é fácil conseguir um pão caseiro fofinho como o que encontramos na padaria.
Leia também: Nem aguado nem forte demais! Veja dicas de como fazer café sem erros
Se a receita não for seguida à risca, o pão pode ficar pesado, pálido e até não crescer. Para te ajudar a fazer o pão caseiro perfeito, selecionamos alguns truques que fazem toda a diferença na hora de colocar a mão na massa.
Dicas para não errar no pão caseiro
A primeira dica para fazer um bom pão caseiro é básica: seguir a receita. Parece óbvio dizer isso, mas um dos principais erros é não saber com precisão o que está colocando na receita. Para resolver o problema, Felippe Sica, chef executivo da padaria artesanal, bar e restaurante Tavares, orienta ter uma balança em casa.
Outro ponto importante é sempre pré-aquecer o forno e garantir que a temperatura não fique instável. Se oscilar muito, o pão pode não assar corretamente e ficar pálido. “Duas boas formas para assar o pão e manter a temperatura no forno, é utilizar uma pedra de pizza ou uma panela de ferro”, recomenda.
Como sovar a massa?
A maioria das receitas orienta sovar a massa do pão . A forma mais comum de fazer isso é dispor a massa sobre uma superfície limpa, mas sem farinha para não alterar a receita, e, com a palma da mão, esticar sua extremidade como se estivesse rasgando-a. Estique e volte a massa para o centro. Faça isso até ficar homogênea.
Leia também: Bolo perfeito em 6 passos: chef dá dicas valiosas para não errar nas receitas
Atenção com o fermento!
O fermento usado na receita faz toda a diferença no resultado do pão. Se for usar fermento instantâneo, Felippe recomenda checar se está dentro da validade e ainda tem força. Para saber se ainda está bom, ele ensina colocar um pouco do fermento na água. Se borbulhar bastante, pode ser usado.
No entanto, se a receita for de pão de fermentação natural , o chef fala que não é possível substituir por fermento químico de bolo. O ideal é usar levain (fermento natural) ou fermento biológico. Caso contrário, o pão não ficará como o esperado.
“No caso da fermentação natural, é preciso ver se o levain foi bem alimentado. É importante também alimentar o fermento pelo menos 3h antes de fazer o pão. E como o biológico depois de aberto tem validade, precisa checar se está dentro do prazo”, fala.
Não tenha medo de colocar água
Quando a receita não dá certo, é comum o pão ficar “pesado”. Felippe explica que a principal causa disso é não seguir o passo a passo. Além disso, quando a receita leva uma grande quantidade de água por quilo de farinha, principalmente aquelas que levam fermento natural, algumas pessoas se assustam com a massa pegajosa. “A tendência é adicionar mais farinha, o que deixa o pão bem pesado. Esse é um erro clássico da fermentação natural, a pessoa achar que vai resolver colocando mais farinha”, fala.
Receitas de pão
As dicas são gerais, mas vale lembrar que cada receita tem a sua especificidade. Alguns pães não precisam ser sovados, outros levam leite no lugar da água e o tempo no forno pode variar. Por isso, é muito importante seguir o passo a passo de cada pão.
No nosso Guia de Receitas é possível encontrar dezenas de pães diferentes para diversas ocasiões. Clique aqui para acessar .
Série "Não erre"
As dicas de como fazer pão caseiro são parte da série "Não erre", publicada toda quinta-feira no iG Receitas. São reportagens especiais com dicas para simplificar o preparo de pratos. Navegue pelo infográfico abaixo e veja tudo o que já ensinamos por aqui: