Tamanho do texto

Nutricionista ensina como fazer o branqueamento, método de conservação de alimentos que permite congelar legumes sem perder nutrientes; aprenda

Nada mais prático do que preparar as refeições com antecedência e congelá-las, não é mesmo? Além de evitar o desperdício, economiza tempo e garante uma alimentação saudável durante a semana.

Leia também: O que é e como refogar os alimentos? Chef dá dicas e explica técnica

legumes congelados arrow-options
shutterstock
Saber como congelar legumes é importante para evitar o desperdício de alimentos e economizar tempo no dia a dia

Na hora de fazer as refeições, é comum ficar em dúvida sobre como congelar legumes sem perder os nutrientes. A dúvida é válida, já que o congelamento de forma errada pode comprometer os benefícios do alimento.

Em entrevista prévia , a nutricionista Renata Guirau responde sobre como congelar legumes e manter os nutrientes. Segundo ela, antes de levar os alimentos ao freezer ou congelador, é preciso submetê-los à técnica de branqueamento. O método é simples:

Separe uma panela com água fervente e um recipiente com água bem gelada – para ajudar, pode colocar em cima de uma vasilha cheia de gelo. A quantidade de líquido deve ser suficiente para cobrir os legumes.

Para fazer o branqueamento , mergulhe o legume na água fervente por 3 a 5 minutos. Logo em seguida, mergulhe na água gelada. Um pegador multiuso facilita a transição de um recipiente para o outro. Logo em seguida, congele. Esse choque térmico vai garantir que os nutrientes permaneçam no legume.

Vale lembrar que antes de fazer o processo de branqueamento os alimentos devem ser higienizados, descascados e cortados, como se você já fosse prepará-los.

Leia também: Aprenda a fazer 10 tipos de cortes de legumes e verduras

Como armazenar

legumes em recipientes arrow-options
shutterstock
Atenção ao recipiente que vai armazenar os legumes no freezer ou congelador é fundamental

É muito importante pensar no recipiente que vai armazenar os legumes no freezer ou congelador. É possível encontrar no mercado sacos plásticos ou potes de vidro para esse fim. Se optar por algo em plástico, é recomendado escolhes aqueles com a indicação BPA FREE. Ou seja, ele foi é feito com Bisfenol A (BPA), substância que faz mal à saúde.

Leia também: Gosta de cozinhar? Saiba 8 tipos de facas que você deve ter na cozinha

Como descongelar legumes

legumes congelados arrow-options
shutterstock
Descongele apenas a porção de legumes que será preparada naquele momento

Existem duas formas de descongelar legumes . É possível mergulhar em água fervente ou refogar. Lembre-se: o alimento não deve ser consumido cru. Assim que retirar do freezer ou congelador, leve-o direto para a panela quente.

    Leia tudo sobre: receitas