Você passou semanas planejando a ceia de Natal, mas na hora de finalizar os pratos percebe que o peru ficou ressecado ou que o arroz queimou. Calma, não precisa se desesperar! Mesmo que não tenha saído como o esperado, ainda é possível reverter alguns desastres natalinos. 

Leia também: Como fazer peru de Natal? Veja os segredos para não errar no preparo

Fazer um bom planejamento e começar a preparar com antecedência são os segredos para evitar imprevistos
shutterstock
Fazer um bom planejamento e começar a preparar com antecedência são os segredos para evitar imprevistos

E, melhor ainda, é possível se organizar para evitar que eles aconteçam! Como ainda faltam alguns dias para o Natal, o segredo está em fazer um bom planejamento e começar a preparar a ceia com antecedência.

Dicas para evitar perrengues na ceia

Para o chef Honório de Oliveira, da Churrascaria Palace, o segredo para não passar por apuros na hora de preparar a ceia de Natal é evitar receitas desconhecidas. “Faça na ceia somente aquela receita que você conhece, não faça testes, se prepare e compre tudo com antecedência”, orienta.

Outra dica de ouro é adiantar algumas receitas no dia anterior. “Deixe tudo o que for possível já lavado, cortado, separado para cada preparação. Isso economiza um tempo precioso na hora de finalizar todos os pratos”, fala Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti. Assim, você faz as receitas sem pressa e tem tempo para os ajustes necessários. 

Um erro comum é não organizar as receitas de Natal e faltar forno para preparar os pratos. Antes de montar o cardápio, veja qual o tempo de preparo que cada receita exige e se é possível fazer tudo no seu forno.

O preparo das carnes também deve ser feito com antecedência. Se não descongelou a tempo, infelizmente será preciso pensar em uma alternativa. “Não tem muito o que fazer, não tem truques, é mudar de opção mesmo. Proteínas em geral não mantém qualidade se descongelar forçadamente”, fala Honório. Na hora de assar, comece tudo com antecedência para ter tempo de resolver possíveis problemas. 

Renata também sugere preparar as sobremesas no dia anterior. “Assim, é possível verificar a consistência e até preparar outra receita de urgência, caso seja necessário”, diz. Deu para perceber que planejamento é o segredo para uma ceia de sucesso, não é mesmo? 

Leia também: Rabanada perfeita! Veja dica para não errar e 5 receitas para variar no doce

Você viu?

Revertendo desastres natalinos

Até com todo planejamento há risco de passar do ponto em algum preparo ou outro desastre culinário. Calma, muitas vezes dá para salvar!
shutterstock
Até com todo planejamento há risco de passar do ponto em algum preparo ou outro desastre culinário. Calma, muitas vezes dá para salvar!

A carne ficou ressecada, e agora?

Se o peru ficou ressecado, o chef dá duas soluções para salvar o prato: fazer um molho à base de gorduras boas, como azeite ou manteiga, para regar e servir junto ou apostar em uma opção mais “ousada” e fazer um arroz com peru, cortando a carne em pedaços menores. 

Já a nutricionista, sugere fazer sucos cítricos para resgatar a suculência da carne. “Abacaxi, laranja e até maracujá diluídos em água e sem adoçar podem ajudar muito a salvar as carnes que estão ficando muito secas”, fala. 

O bacalhau salgou demais...

Se o peixe está muito salgado, Honório explica que não há nada a se fazer. Não é possível reverter o problema e dessalgar o bacalhau. Porém, você pode tentar fazer algumas mudanças no prato.

“Diria para tentar uma diluição, usando bacalhau misturado com batatas cozidas até alcançar um purê firme, o que seria como uma Brandade de Bacalhau. É bacana servir acompanhado de um bechamel bem fininho aromatizado com alho ou cebola, quase uma sopinha”, sugere. 

Para não correr o risco de mudar a receita, faça um preparo cuidadoso do peixe para evitar que fique muito salgado. “Troque a água da dessalga a cada 6 horas, sempre deixando o bacalhau na geladeira enquanto dessalga. Faça a troca de água de 6 a 8 vezes. Na hora do preparo, acrescentar batata também ajuda a reduzir o sal que ainda permanecer na carne”, ensina a nutricionista Renata.

Tem como salvar o arroz queimado?

Você se distraiu preparando os outros pratos e o arroz queimou? Se o estrago foi grande, pode ser que você precise refazer a receita. Em entrevista prévia, o chef Léo Duarte deu várias dicas sobre como acertar o ponto do arroz , inclusive o que fazer quando queimar.

“Se passar muito do ponto e o arroz grudar até ficar com cheiro de queimado, experimente colocar uma fatia de pão de forma por cima do arroz e esperar alguns minutos. O pão absorve o excesso de odor de queimado, então sirva somente o arroz que não grudou no fundo da panela”, orienta o chef.

Leia também: Como deixar a ceia de Natal mais barata? Confira dicas e receitas

Receitas para a ceia de Natal

Peru de Natal é um clássico e está na nossa lista de receitas para a ceia de Natal
shutterstock
Peru de Natal é um clássico e está na nossa lista de receitas para a ceia de Natal

Nos últimos dias fizemos uma seleção de pratos para a ceia natalina . São opções para todos os gostos e bolsos. Tem pratos tradicionais natalinos, sugestões mais “ousadas” e ideias veganas. Confira:

Entradas

Pratos principais

Sobremesas

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!