Toda quinta-feira o iG Receitas publica dicas de como acertar na receita de pratos simples do dia a dia. Já ensinamos como fazer arroz, feijão, ovo, bife... Nesta semana, conversamos com o personal chef Mathias Marcondes sobre como fazer purê de batata.

Nesta quinta-feira conversamos com o personal chef Mathias Marcondes sobre como fazer purê de batata
shutterstock
Nesta quinta-feira conversamos com o personal chef Mathias Marcondes sobre como fazer purê de batata

O prato é um clássico, mas para ficar perfeito são necessários alguns truques que nem sempre quem está começando na cozinha conhece. Por isso, além de ensinar como fazer purê de batata , o chef revela alguns segredos para chegar ao ponto ideal e dar um toque especial à receita.

Relembre algumas dicas da nossa série “Não erre”: 

Como fazer purê de batata

Garantir que a batata e o líquido da mistura estejam bem quentes é fundamental para um bom purê de batata
shutterstock
Garantir que a batata e o líquido da mistura estejam bem quentes é fundamental para um bom purê de batata


1. Amassar a batata o mais quente possível

Mathias revela que o segredo para conseguir o tradicional purê de batata bem lisinho é amassar a batata com a temperatura o mais quente possível. O ideal é fazer isso usando um amassador específico para isso ou uma peneira fina. Dessa forma, não vão ficar pedacinhos de batata.

Porém, se a ideia é fazer um purê mais rústico para compor um prato especial, o chef diz que é possível amassar a batata com um garfo.

2. O líquido para misturar também deve estar quente

A receita tradicional de purê é preparada com leite e manteiga, mas também é possível substituir o leite por creme de leite, preparar apenas com manteiga e até água. O chef explica que, na verdade, o importante para conseguir a textura ideal é manter o líquido quente.

“A dica é manter o líquido quente em uma panela e a batata amassada em outra em fogo baixo. Assim, ir adicionando o líquido aos poucos e misturando vigorosamente para acertar a textura”, explica.

3. A quantidade de líquido determina a cremosidade

De acordo com o chef, o ponto tradicional é aquele em que, quando se serve o purê em um prato, ele espalha um pouco, mas mantém o formato geral. “Mas, quem manda no ponto é o freguês”, brinca.

A receita de Mathias (que está abaixo) produz um purê mais líquido e cremoso. Se você preferir mais firme, deve-se reduzir a quantidade de leite para 150 ml e 250 g de manteiga – a receita original é 250, tanto ml quanto gramas. 

Dica extra

Mathias ainda dá algumas dicas de como incrementar o purê e dar um gostinho especial ao prato do dia a dia. O chef sugere fazer um purê rústico, sem tirar a casca da batata. “Adicione alho bem amassado até virar uma pasta, também pode adicionar cebola ou espinafre cozido”, diz.

Ele ainda comenta que é possível adicionar queijo à receita, transformando o purê no tradicional aligot – prato de origem francesa. Para isso, é preciso ralar o queijo e ir adicionando e mexendo aos poucos no purê que já deve estar pronto e em fogo baixo.

Receita de purê de batata

A receita de purê de batata é simples: batata, leite, manteiga, sal e noz moscada. No entanto, é preciso paciência. O tempo de preparo pode chegar até 2h! Clique aqui e veja como fazer purê de batata .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!