Sabe quando você vê um prato na televisão ou na internet e deseja fazer, mas esbarra na dificuldade em reproduzir o passo a passo? Isso é mais comum do que se pensa, e muitas pessoas perdem a vontade de cozinhar porque não conseguem descomplicar receitas.

Leia também: 6 receitas de micro-ondas que podem "salvar sua vida" na cozinha

O ceviche fica ainda melhor quando leva menos tempo de preparo. Confira a receita do chef Guto Medeiros
shutterstock
O ceviche fica ainda melhor quando leva menos tempo de preparo. Confira a receita do chef Guto Medeiros


O chef Guto Medeiros, docente de cursos Livres e Técnicos da área de Gastronomia no Senac São Paulo, afirma que, se você não deseja – ou não tem tempo – para passar horas na cozinha, tem algumas opções que ajudam a descomplicar receitas .

“É sempre de extrema necessidade, ao tentar executar uma receita e querer simplificá-la, manter no mínimo os ingredientes indispensáveis, assim você poderá executar de forma mais simples e rápida, não perdendo tanto sua essência”, diz o chef.

O professor cita o alho, a cebola, o azeite e as ervas como componentes obrigatórios de qualquer receita. “Além de não poderem faltar, agregam qualidade e sabor a qualquer preparo, do mais sofisticado ao mais básico”, garante Medeiros.

Não desanime pelo nome do prato

O chef avisa que o nome do prato pode até assustar e passar a impressão de que ele é mais complicado do que parece, mas o ideal é fazer o “ mise en place ” – pôr em ordem – tudo o que agrega a receita.

“Isso facilita e traz mais conforto ao executar, evitando, assim, o medo, e [proporcionando] melhor finalização”, conta ele.

Para Medeiros, cozinhar virou moda e isso contribui com a gourmetização de várias receitas, o que contribui para complicar sua reprodução. “Hoje em dia é chique e muito legal reunir amigos e fazer vários preparos em proporções menores. Com isso veio acompanhado a gourmetização dos preparos”, inicia ele.

Você viu?

“As pessoas estão tendo muito mais acesso a estas receitas e seus preparos nas redes sociais. Acaba sendo quase que obrigatório um detalhe e um capricho na hora de tirar uma linda foto do prato”, explica o docente.

Leia também: 3 receitas fáceis com queijo para você aproveitar a qualquer hora do dia

Receitas descomplicadas

Para mostrar que nem tudo deve ser encarado como um "bicho de sete cabeças" na cozinha, Guto Medeiros apresenta três receitas que parecem difíceis e foram descomplicadas por ele. Confira:

Receita fácil e descomplicada de crème brûlée


Receita fácil e descomplicada de ceviche


Receita fácil e descomplicada de creme de abóbora e gorgonzola



Leia também: Como fazer arroz? 4 dicas para você nunca mais errar

Agora que você já sabe como descomplicar receitas pode colocar essas dicas em prática e preparar pratos saborosos de maneira mais fácil e menos demorada.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!