Biscoito de polvilho é um petisco que é paixão nacional. Ele é barato e fácil de encontrar em qualquer lugar. A origem do biscoito é mineira, mas a história do seu surgimento é desconhecida. De acordo com o historiador Luís da Câmara Cascudo, existem indícios que desde o século 18 ele era servido junto ao café da tarde nas fazendas de café, o que indica a possibilidade de que o avoador (outro nome do petisco) tenha sido criado por escravas.
Leve e crocante, uma das bases da receita original é o ovo. Mas como com o tempo, a receita original foi ganhando versões e esta usa a chia e a cúrcuma. Criada pela Chef Elaine Prado, esta receita tem ingredientes simples, é fácil de preparar e fica pronta em até 30 minutos.
Ingredientes
- 1/2 xicara de cha de azeite de oliva
- 20gr farinha de linhaça
- 460gr de polvilho azedo
- 1 colher cha de páprica defumada ou picante
- 1 colher sopa de semente de chia
- 1 colher de cha de cúrcuma em pó (se tiver cúrcuma pura melhor)
- 3 colheres de cha de sal rosa
- 1 xícara de água
- 2 colheres de chá de semente de linhaça adicionadas à 2 colheres de água filtrada (deixar por uns 10 minutos até formar uma textura de gelatina)
- Orégano, alecrim, salsinha destratados (o que tiver em casa ou o que preferir).
Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes secos (farinha de linhaça, polvilho azedo, páprica, semente de chia, cúrcuma em pó, sal e temperos secos), misture e reserve.
Em uma panela coloque a água e o azeite, e deixe ferver. Quando começar a borbulhar, despeje os ingredientes secos reservados e mexa bem.
Depois que a massa estiver morna, adicione a semente de linhaça com a água que ela ficou de molho (após os dez minutos), sove a massa por alguns minutos até que fique homogênea. Agora é hora de modelar como você quiser: roscas, palitos, forminhas para crianças, o que a sua imaginação pedir.
Distribua os biscoitos em uma assadeira com papel manteiga ou dover e leve ao forno preaquecido a 250ºC graus, por aproximadamente 10 minutos. Fique de olho para não queimar. Quando estiverem dourados, é só tirar e servir.