A carne de soja
é uma opção de alimentação para pessoas vegetarianas e veganas, mas que vem conquistando público como alternativa da carne
, seja na intenção de reduzir o consumo durante a semana ou pelo preço da iguaria. Mas fazer uma boa carne de soja, com proteína texturizada de soja
, tem seus segredos para garantir um sabor especial.
O iG Receitas conversou com o chef vegano Francisco Lima para descobrir os principais truques na hora de preparar a carne de soja. Ele explica que um processo comum em todas as preparações com a proteína texturizada de soja, um processo padrão é cobrir a quantidade de carne de soja a ser preparada com água fervente por três a cinco minutos.
"O principal truque para conseguir um bom sabor na carne de soja é lavar bem e espremer bem", explica. Este processo de hidratar a soja com água fervente, lavar e espremer, ajuda a tirar o gosto forte e característico da proteína vegetal - algumas pessoas dizem que tem gosto de papelão. "É só com a retirada da água que a soja vai estar pronta para receber os temperos da marinada", completa.
Leia Também
Ingredientes
- 250g de proteína de soja miúda ou graúda
- 500ml de água
- 3 a 4 colheres de sopa de shoyu
- Suco de meio limão
- Azeite de oliva
- Sal
- Uma colher de sopa de melado de cana
- Temperos desidratados de sua preferência (orégano, salsinha, pimenta do reino)
Como fazer
Deixe a soja em uma bacia enquanto ferve a água. Assim que a água borbulhar, desligue o fogo e cubra a proteína vegetal com ela. Espere de três a cinco minutos, e retire a água. Para não queimar as mãos, lave com água fria e vá espremendo. Coe mais uma vez e pegue um recipiente seco para colocar a soja a medida que você espremer.
Pegue pequenos punhados de soja e esprema na própria mão. Vá espremendo e colocando no recipiente seco. Quando terminar, é hora de preparar a marinada. Coloque o shoyu, o limão, o melado de cana, regue com azeite, sal e temperos à gosto. Misture com as mãos e vá apertando a soja para que os temperos possam ser integrados a ela. "Quanto mais tempo ela ficar marinando, mais sabor vai pegar", explica Francisco. O ideal é esperar, pelo menos, 30 minutos.
Em uma panela, você pode refogar um dente de alho picado e quando ele estiver dourado, adicionar a soja. Vá mexendo de vez em quando para não grudar no fundo. "Aqui o segredo é deixar ela secar bem e formar crostinhas", ensina o chef. Assim, quando a proteína de soja estiver bem seca e com crostinhas é hora de desligar o forno.
Você pode servir com arroz e feijão, usar como proteína para um estrogonofe, recheio de lasanha ou quem sabe no molho bolonhesa para um macarrão.