Devido a seu alto teor de proteínas, soja é um dos melhores substitutos produtos de origem animal. O grão pode ser consumido em saladas e é usado como base para produção de leites e como substituto da carne, na forma de proteína texturida de soja (PTS), também conhecida como proteína vegetal texturizada (PVT).
Esta receita de espetinho de soja é uma excelente opção para quem deseja abandonar ou reduzir o consumo de proteína animal, mas não abre mão do tão apreciado espetinho. A receita da chef Marcella Izzo acompanha tomate cereja, pimentão e cebola roxa. Você também pode congelar para comer durante a semana.
Ingredientes:
- 416 gramas de cebola roxa
- 832 gramas de pimentão
- 520 gramas de tomate cereja
- 1.040 gramas de soja graúda
- 230 gramas de Chimichurri
Utensílios
- boll grade
- panela de pressão
- balança
- tábua
- faca
- seladora a vácuo
- embalagem 20x30
- palitos de churrasco
Modo de preparo
Em uma panela de pressão, coloque a soja graúda com o chimichurri. Adicione água até cobrir a PTS. Comece a mexer um pouco e, na sequência, feche a panela. Deixe cozinhar na pressão por 7 minutos. Desligue e espere a pressão sair sozinha. Tire da panela e deixe na geladeira por 5 horas.
Você viu?
Em paralelo, corte a cebola em lascas quadradas de cerca de 2cmx2cm. Este mesmo processo faremos com o pimentão. Após a soja esfriar, cerca de 5 horas, podemos começar a montagem dos espetos.
A ordem usada é
- Cebola - 2 unidades grandes da PTS
- Pimentão - 2 unidades grandes da PTS
- Tomate cereja - 2 unidades grandes da PTS
- Pimentão novamente
- Uma cebola para finalizar;
O palito final deve ficar com cerca de 90g. Pacotes com 4 espetos, colocar no vácuo, etiquetar e colocar no freezer. Para preparar é só assar os espetos na grelha, forno ou na airfryer e servir com os acompanhamentos de sua preferência. Fica uma delícia.